Notícias
ADMINISTRAÇÃO
Novos aparelhos de raios X já estão em funcionamento no Hucam
VITÓRIA (ES) - Já estão em funcionamento no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) dois novos aparelhos de raios X. São equipamentos modernos que permitem uma melhor qualidade de imagem, além de aumentar a segurança e o conforto do paciente. O Hucam-Ufes é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
De acordo com a Gerência Administrativa do Hucam, os dois equipamentos de raios X móveis foram adquiridos com recursos provenientes de emenda parlamentar da bancada federal e representaram um investimento de R$ 547.345,78 cada, num total de R$ 1.094.691,56.
A chefe da Unidade de Diagnóstico Por Imagem e Diagnóstico Especializado do Hucam, Tatiane Miranda, explicou que, devido às suas características, os novos aparelhos possibilitam a visualização da imagem na hora. “Isso permite à equipe assistencial ter uma tomada de decisão no momento do exame, com resolução do problema e diagnóstico em um tempo menor”, explicou.
Além disso, durante o exame, a radiação que o paciente recebe é menor que o do aparelho anterior, aumentando a segurança do paciente. “Para equipe assistencial, melhorou muito com otimização do tempo e melhora da qualidade do trabalho”, acrescentou a chefe da unidade.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social
Fotos: Novos equipamentos, que já estão em operação, permitem diagnóstico em tempo menor