Notícias
ENSINO E PESQUISA
Inauguração do novo Centro de Pesquisas Clínicas do Hucam-Ufes prevista para julho
VITÓRIA (ES) - A obra do novo Centro de Pesquisas Clínicas (CPC) do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deverá ser concluída neste semestre, com previsão de inauguração para o mês de julho. Já foram feitas a montagem da estrutura metálica, a concretagem da laje e a cobertura e, atualmente, o serviço está na etapa de alvenaria de vedação. Estão sendo investidos R$ 8,2 milhões na construção deste prédio.
De acordo com o superintendente do hospital, Lauro Monteiro Vasconcellos Filho, a construção do Centro de Pesquisa Clínica mostra o compromisso do Hucam e da Ebserh com a atividade científica e com a formação de profissionais da área de saúde. “Trata-se da execução de um dos nossos projetos no sentido de cumprir a nossa missão de viabilizar o ensino, a pesquisa e a extensão por meio de assistência de excelência ao cidadão”, disse.
“O Centro de Pesquisas Clínicas oferecerá infraestrutura adequada para os pesquisadores e alunos para dar seguimento aos inúmeros projetos já em execução e estimulará nossa participação em projetos maiores de inovações, de ponta, em estudos colaborativos nacionais”, reforçou o gestor, acrescentando que a obra também contemplará um espaço de convivência para os alunos, um Laboratório de Ensino (Labsim), salas de aulas com computadores e um memorial do Hucam/Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Ufes.
A gerente de Ensino e Pesquisa do Hucam-Ufes/Ebserh, Gláucia Abreu, disse que a obra representa um marco no relacionamento do hospital com a comunidade acadêmica e com a sociedade, reforçando o protagonismo do Hucam e da Ufes na produção de conhecimento científico, em pesquisa e em extensão. “O foco é a sociedade. E o Hucam, como hospital universitário, cumpre o seu papel de produzir conhecimento, formar profissionais e pesquisadores de ponta na área de saúde”, afirmou.
Andamento da obra mostra compromisso institucional
O gerente administrativo do hospital, César Dias, explicou que a execução da obra vem cumprindo grande parte do cronograma previsto, com oscilações pontuais inerentes a obras dessa natureza, sem impacto relevante no prazo global de entrega. “Nos próximos meses, serão concluídas etapas como alvenaria de vedação, instalação de dutos de ar-condicionado, piso, forro, rede lógica, entre outras frentes”, disse o gestor.
Segundo ele, o bom andamento da obra é resultado da priorização institucional do projeto como agenda estratégica para pesquisa, inovação e qualificação do Hucam-Ufes e da atuação ativa da fiscalização e gestão do contrato, com acompanhamento diário e resposta rápida às necessidades de adequações para viabilizar a execução do projeto. “Além disso, a experiência da rede Ebserh na padronização de procedimentos, na governança de contratos e no suporte técnico-administrativo também foi fundamental para assegurar a continuidade e a efetividade da execução do novo CPC”, afirmou César Dias.
Os R$ 8,2 milhões destinados à construção do novo centro de pesquisas, numa área de 1,4 mil metros quadrados, são provenientes de emenda parlamentar e receita própria. O novo espaço abrigará a estrutura técnica da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), áreas destinadas a pesquisas clínicas, auditório, comitê de ética em pesquisas, consultórios, salas de reunião, salas de aula, laboratórios, entre outros itens. Atualmente, o Hucam desenvolve 140 pesquisas por ano.
Técnica agiliza construção
A obra usa a técnica de construção em viga de aço, ou seja, utiliza estrutura metálica, que forma o “esqueleto” responsável por sustentar o prédio (vigas e, em geral, também pilares metálicos, conforme o projeto). Esse método tende a proporcionar maior velocidade de execução, uma vez que as peças são fabricadas previamente e montadas no local, acelerando etapas da estrutura.
“Em muitos casos, também pode representar menor carga sobre a fundação, com potencial de reduzir o peso global da edificação. Além disso, permite vãos maiores e layout mais flexível, com a possibilidade de áreas internas com menos pilares, favorecendo a adaptação de salas e fluxos de trabalho. Em geral, trata-se de uma obra mais ‘limpa’ e previsível do ponto de vista construtivo”, acrescentou o gerente administrativo.
Atividades beneficiam usuários do SUS
Segundo ele, a nova estrutura proporcionará integração entre as atividades desenvolvidas no Hucam-Ufes e no Centro de Ciências da Saúde (CCS). “Nesse contexto, destaca-se que o Hucam-Ufes integra a rede de atenção à saúde local como hospital estruturante, sendo referência para o Estado do Espírito Santo e um dos principais centros de formação em saúde da Ufes”, disse.
O Hucam atende aproximadamente 1.200 alunos de graduação e residentes das áreas da saúde, incluindo estudantes em estágio, aulas práticas, projetos de extensão, pesquisas acadêmicas, residência médica e multiprofissional, além de mestrandos e doutorandos. As atividades a serem desenvolvidas na nova estrutura promoverão o desenvolvimento científico e acadêmico, beneficiarão os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e favorecerão uma formação de qualidade associada à prestação de serviços à comunidade.
A modernização ampliará o acesso das equipes de ensino e pesquisa a ferramentas atualizadas e de alta tecnologia, contribuindo diretamente para a qualificação da formação e o aprimoramento da produção científica desenvolvida no hospital.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social