Notícias
EBSERH EM AÇÃO| AGORA TEM ESPECIALISTAS
Hucam-Ufes realizou o maior mutirão em em único dia, com mais de 500 atendimentos
O mutirão contou com a participação de pacientes previamente convocados que aguardavam nas filas da regulação do SUS e ofertou atendimentos nas especialidades de Cirurgia Geral, Dermatologia, Ginecologia, Nutrologia, Oftalmologia, Proctologia e Urologia.
Ao total, foram realizados 161 consultas, 346 exames, 12 procedimentos e 43 cirurgias, atendendo 253 pessoas. A mobilização envolveu 131 profissionais — entre eles, 32 residentes — e 37 alunos da graduação.
Entre os principais serviços executados estiveram consultas oftalmológicas, mapeamentos de retina, consultas de nutrologia e proctologia, além de cirurgias dermatológicas, herniorrafias, colecistectomias, cirurgias bariátricas e procedimentos oftalmológicos como facoemulsificação com implante de lente intraocular.
Confira bastidores e depoimentos
Mobilização
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, ressaltou que o Dia E demonstrou o potencial da rede e a relevância da parceria com os Ministérios da Educação e da Saúde. “Com a oferta de mais exames, consultas, cirurgias e outros procedimentos, continuamos avançando na redução do tempo de espera pelo SUS. Oferecemos saúde gratuita e de qualidade para a população brasileira, enquanto proporcionamos importante campo de prática para a formação acadêmica nos hospitais universitários”, afirmou.
O superintendente do Hucam-Ufes, professor Lauro Monteiro Vasconcellos Filho, destacou a grande mobilização da equipe multiprofissional do Hucam e da participação de alunos, residentes e docentes:
“Somos um hospital 100% SUS e único hospital federal do Espírito Santo. Estamos atuando de forma articulada com a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde para ampliar o acesso da população aos atendimentos especializados com excelência e qualidade, dentro da missão do hospital universitário”.
Leandro Ambrósio, representante nacional da Ebserh durante o Dia E no Hucam, também fez avaliação positiva: “ Os nossos hospitais da rede Ebserh são centros de excelência. E nos dá senso de dever cumprido ver a população conseguindo acessar mais rápido esses procedimentos”.
Luiz Carlos Reblin, superintendente estadual do Ministério da Saúde, ressaltou a importância da integração das redes: “Nesta ação, o nosso ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com coordenação do presidente Lula, orienta toda a rede SUS a se integrar, a se organizar, para que esse pedaço da assistência ao SUS, que é chamada média complexidade, seja de uma vez por todas resolvido”.
Sobre o Dia E
O Dia E contribuiu para fortalecer o SUS, promovendo a redução das filas de espera em consultas, exames e cirurgias. A mobilização nacional alcançou, nos 45 hospitais da Ebserh, 29 mil atendimentos — mais que o dobro da primeira edição de 2025 realizada em julho, quando foram registrados 12.464 procedimentos em todo o país.
A ação teve ainda um simbolismo especial ao ocorrer no mês em que o SUS completou 35 anos. O Projeto Dia E, desenvolvido em rede desde dezembro de 2024, programou esta como a segunda de três edições nacionais para 2025, com uma próxima prevista para dezembro.
Sobre o Hucam
O Hucam-Ufes integra a Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e administra hoje 45 hospitais universitários federais, que atendem pacientes do SUS e apoiam a formação de profissionais de saúde, pesquisa e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh