Notícias
II Conpei
Hucam-Ufes encerra II Conpei com apresentação de trabalhos científicos
VITÓRIA (ES) – O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), encerrou o II Congresso de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Conpei) nesta quarta-feira, 1º de outubro, com uma programação dedicada à apresentação de dez trabalhos científicos selecionados para o evento e premiação de três trabalhos, que foram avaliados por uma banca. A data de encerramento do Conpei coincidiu com o Dia Internacional da Pessoa Idosa e Dia Nacional da Pessoa Idosa.
Receberam premiação os trabalhos intitulados “Recepção de cuidadores sobre a viabilidade do uso da telemedicina na assistência de idosos com necessidades de cuidados complexas”, de Roni Chaim Mukamal; “Associação entre TUG e o desempenho no MiniBESTTest de pessoas idosas com DPOC durante período de hospitalização”, de Julya Monteiro Fragoso; e “Câncer de pele no envelhecimento: contribuições do Programa de Assistência Dermatológica e Cirúrgica para prevenção, cuidado e inovação”, de Taissa dos Santos Uchiya.
A gerente de Ensino e Pesquisa do Hucam, Gláucia Abreu, parabenizou todos os pesquisadores pelos trabalhos apresentados. “Dos dez apresentados, a banca selecionou três trabalhos, mas todos são vencedores; sintam-se premiados. Que isso seja uma forma de incentivar vocês a participarem no ano que vem e que a gente continue fomentando a pesquisa aqui no Hucam”, afirmou.
Jornada científica de dois dias
O II Conpei foi aberto na terça-feira, 30, com o tema “Envelhecimento saudável em foco: interfaces entre ensino, pesquisa e inovação”. Trata-se de uma jornada científica de dois dias que incluiu palestras com especialistas, mesas-redondas, debates e apresentações de trabalhos. O auditório do Complexo Ambulatorial Multirreferenciado ficou lotado para o evento.
A programação do evento, organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hucam, contou com palestras de especialistas da Ufes e de instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, das áreas de medicina, enfermagem, serviço social, psicologia, educação física e terapia ocupacional.
Confira a íntegra do congresso no canal do Hucam no Youtube
Promover reflexões e trocar experiências
Na abertura do evento, a professora Gláucia Abreu, agradeceu o apoio da Ebserh e da superintendência do hospital aos projetos desenvolvidos na instituição em nome da pesquisa, do ensino, da extensão e da inovação. “A universidade é o local de produção do saber e esta produção está voltada para a sociedade”, ressaltou.
Segundo ela, o II Conpei foi pensado com a intenção de promover reflexões e trocas de experiências sobre um dos maiores desafios contemporâneos da saúde pública: o envelhecimento da população. “Este congresso é uma oportunidade única para fortalecer redes de colaboração, compartilhar saberes e inspirar novas práticas que impactem positivamente a vida das pessoas", afirmou.
Trabalho com foco na sociedade
O vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, João Alexandre Pancoto, parabenizou a equipe do Hucam pelo congresso. “Eventos como este são essenciais para estimular a produção de conhecimento. O ensino, a pesquisa e a extensão são pilares da relação da universidade com a sociedade”, ressaltou.
O subsecretário de Estado de Contratualização em Saúde, Heber de Souza Lauar, ressaltou a importância destas instituições para o Sistema Único de Saúde (SUS). “O SUS é composto por vários atores e um deles é o Hucam, que demonstra o zelo e o cuidado com a vida humana em suas atividades e num evento como este, que qualifica a assistência, pois o importante é isso: que este conhecimento que vocês produzem chegue até a ponta, onde está o atendimento à população”.
Gestor ressalta atualidade do tema
O superintendente do Hucam, Lauro Vasconcellos Filho, reafirmou o compromisso da superintendência com os trabalhos desenvolvidos pela GEP e por todas as equipes do hospital e parabenizou os organizadores do Conpei pelo tema escolhido. “Nós temos que acompanhar as mudanças da sociedade e sabemos que esta sociedade mudou, está cada vez mais amadurecida e isso exige quebrar parâmetros”, afirmou o gestor.
Destaque para justiça social
A diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Ebserh, Cristiane Carvalho Santos Melo, comentou sobre a relevância dos trabalhos da GEP em nome do ensino e da pesquisa, com foco no cuidado. “Estamos cumprindo uma missão na qual acreditamos, que é de fortalecer o SUS e o ensino público”, afirmou a gestora, ressaltando a importância do tema escolhido. “O envelhecimento da população está acelerado e é importante que a gente seja protagonista neste debate, em nome de uma população saudável e produtiva”, disse.
A vice-reitora da Ufes, Sônia Lopes Victor, lembrou dos trabalhos da Ebserh no sentido de fortalecer a universidade e o Hucam e destacou a atuação da equipe da GEP no fomento à produção de conhecimento. “Quando falamos em inovação, temos que saber que não é só para o futuro; é para o presente. Estamos fazendo inovação o tempo todo, pensando na comunidade e é isso que o Hucam e a universidade fazem: pensando na inovação para que possa chegar a todos. Isso é justiça social”, resumiu.
Programação inclui visão multidisciplinar
Após a solenidade de abertura, que contou com a apresentação do grupo de dança sênior da Ufes, que faz parte Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), e de um vídeo sobre a atuação da GEP e sua estrutura organizacional, os participantes iniciaram a jornada científica, com temas sobre o envelhecimento populacional, a qualidade de vida da pessoa idosa, o uso da tecnologia para viabilizar a acessibilidade, estratégias da rede de atenção à pessoa idosa, direitos e políticas públicas, entre outros.
Também foram programadas na parte da tarde do primeiro dia do II Conpei palestras sobre paliatividade, abordagem do novo idoso, cuidado à pessoa idosa, atividade física, saúde mental e reabilitação cognitiva, entre outros temas.
Sobre a Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como unidades vinculadas a universidades federais, os hospitais universitários têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais da saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social