Notícias
CIÊNCIA
Hucam-Ufes conquista recursos para investimentos em inovação
Hospital-escola da Ufes montou o primeiro Núcleo de Inovação Tecnológica da rede Ebserh
VITÓRIA - O Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam-Ufes), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), acaba de conquistar um marco significativo no cenário da inovação em saúde do Espírito Santo. O hospital-escola da Ufes foi contemplado em edital do Programa de Apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica do Espírito Santo, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa do Hucam, Glaucia Abreu, a aprovação foi possível após a realização de adequações e desenvolvimento do regimento interno do Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde (Nats), que passaram por todas as instâncias superiores da universidade e da Ebserh. Com essas mudanças, o hospital ficou apto a participar do edital de fomento à inovação, concorrendo pela primeira vez à seleção estadual.
O resultado não poderia ser mais expressivo: o Hucam passará a contar com um aporte de R$600 mil para investir no desenvolvimento da estrutura de inovação ao longo dos próximos dois anos. “Esse fomento é fundamental para que possamos impulsionar ainda mais projetos estratégicos, consolidando o papel do Hucam como referência em inovação tecnológica em saúde no Espírito Santo”, reforça a gerente.
O destaque da conquista se soma ao fato de o Hucam ter sido o primeiro hospital universitário credenciado à Rede Ebserh a instituir, internamente, um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), posicionando a instituição como centro importante para o desenvolvimento de novas soluções e iniciativas inovadoras na área da saúde.
O chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde do Hucam, Rafael Gumieiro, enumerou algumas ações que serão possibilitadas com os recursos:
"Temos um cronograma para realização de oficinas, meetups e eventos que disseminarão a política e as ações de inovação. Estamos estruturando um aparelho promotor de inovação, com previsão de funcionamento do HucamLab, um hub de inovação, assim que o Centro de Pesquisa Clínica (CPC) e Espaço de Inovação estiver concluído".
Sobre o Centro de Pesquisa Clínica
Em junho, a Ebserh emitiu ordem de serviço para a construção do novo Centro de Pesquisa Clínica (CPC). Serão destinados R$ 7,1 milhões provenientes de emenda parlamentar e receita própria, numa área de 1.400 m². As obras já começaram. O novo espaço abrigará a estrutura técnica da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), áreas destinadas a pesquisas clínicas, auditório, comitê de ética em pesquisas, consultórios, salas de reunião, salas de aula, laboratórios, entre outros itens. Atualmente, o Hucam desenvolve 140 pesquisas por ano.
Ebserh
Hucam-Ufes faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.