Notícias
PREVENÇÃO
Hucam reforça luta contra as superbactérias
Amostra de bactérias encontradas em aliança durante campanha de higienização das mãos.
Vitória (ES) - No último mês de dezembro, o Governo Federal lançou um programa multiministerial com a finalidade principal de diminuir os casos de superbactérias no país, envolvendo os ministérios, da Saúde, do Meio Ambiente, e da Agricultura e Ciência e Tecnologia. O Programa contém estratégias que visam combater a realidade estimada de que entre 2015 e 2050, o número de mortos em decorrência apenas de infecções por supermicróbios pode chegar a 2,4 milhões, conforme prevê a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Nesse contexto, o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, em sua política de combate às bactérias multirresistentes, adota medidas preventivas e de controle, destacando-se a higiene das mãos, que é incentivada através da conscientização, por meio de treinamentos “in locu”, utilização de recursos visuais, campanhas periódicas e observação dos profissionais em sua prática de assistência.
Há ainda a disponibilização de álcool gel, pias e sabão adequados nos postos de assistência, sendo o Hucam integrante do Projeto do Ministério da Saúde “Estratégia Multimodal de Melhoria da higiene das Mãos em Serviços de Saúde para a Segurança do Paciente”.
Além disso, é realizada a Vigilância através da busca ativa de pacientes colonizados por bactérias multirresistentes, sendo feita a triagem dos pacientes que chegam ao hospital e que apresentem fatores que são sabidamente de risco para bactérias multirresistentes, com o objetivo de evitar a disseminação de um paciente para outro.
Outra ação de destaque são as reuniões mensais realizadas com os setores críticos do hospital, com divulgação dos dados obtidos através da vigilância, estabelecendo estratégias para prevenção e contenção dos casos de colonização ou infecção por bactérias multirresistentes.
Destaca-se, também, o processo de Vigilância das culturas positivas liberadas pelo laboratório de microbiologia, que é realizada pelas equipes técnicas do Hucam, e auxilia na Vigilância para identificação de surtos e elaboração de estratégias para sua contenção.
Soma-se a estes processos de trabalho, a auditoria prospectiva dos antibióticos prescritos, realizada por um profissional médico, e que são considerados estratégicos, visando a prevenção da seleção e indução de resistência bacteriana. Parte deste trabalho é a sensibilização e orientação quanto ao uso racional de antimicrobianos, contribuindo na decisão médica quanto à utilização ou não de antibióticos, qual antibiótico utilizar, na dose e tempo adequados.
Além disso, o Hucam dispõe de um Setor próprio para o gerenciamento da Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente; e de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar que se reúne com a Superintendência do Hospital bimestralmente, onde apresenta os dados referentes ao monitoramento das infecções ocorridas, os Planos de Ação de Contenção, quando necessários, e as ações preventivas que têm sido desenvolvidas nos setores.