Notícias
AGOSTO LILÁS
Comitê de Humanização do Hucam-Ufes promove seminário de combate à violência contra a mulher
VITÓRIA (ES) - O Comitê de Humanização do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou nesta terça-feira, 2, o Seminário de Combate à Violência Contra a Mulher, reunindo representantes de instituições ligadas à defesa da mulher, estudantes, profissionais da área de saúde, autoridades, colaboradores e gestores do hospital. A atividade foi realizada no auditório do Complexo Ambulatorial Multirreferenciado (CAM) do hospital.
A psicóloga e coordenadora do comitê, Rosilene Chagas Ricardo, explicou que o evento está ligado às atividades relacionadas ao Agosto Lilás, que é o mês oficial no Brasil de conscientização e combate à violência contra a mulher, instituído pela lei 14.448/2022, numa referência à Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006, um marco para o enfrentamento da violência doméstica.
“O nosso hospital é majoritariamente composto por mulheres e é muito importante que a gente se una neste momento para esta reflexão relacionada ao combate à violência contra a mulher”, disse Rosilene Chagas, que ressaltou a importância dos temas tratados no seminário, mostrando as medidas legais de proteção da Lei Maria da Penha, os diferentes tipos de violência e a rede de atenção e apoio à mulher.
A chefe da Unidade Multiprofissional do Hucam, Cybelle Linhaus Detoni, que é membro do Comitê de Humanização, parabenizou a equipe pelo evento, lembrando que o objetivo do encontro é promover a difusão destas informações em defesa e proteção das mulheres. “Que vocês sejam disseminadoras desse aprendizado”, ressaltou.
A chefe da Unidade de Gestão de Pós-Graduação do Hucam, Renata Scarpat Careta, que representou a Gerência de Atenção à Saúde (GEP) e a Superintendência do hospital, falou da importância dos pontos abordados no evento e destacou a preocupação da gestão com os temas levantados no seminário. “A GEP e a Superintendência manifestam apoio e ressaltam a importância deste evento para que a gente possa adotar medidas sem minimizar as ocorrências que devem ser enfrentadas e denunciadas”, afirmou.
Após a abertura do evento, a psicóloga do Tribunal de Justiça, Monique Silva de Paiva Garcia, falou sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, com enfoque nas medidas de proteção da Lei Maria da Penha e o reconhecimento das diferentes formas de violência.
Em seguida, a assistente social e coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, Fernanda da Silva Vieira, apresentou uma palestra sobre a rede de proteção à mulher em situação de violência doméstica em Vitória. Houve espaço para debate e esclarecimentos após cada apresentação.
Sobre a Ebserh
O Hucam-Ufes faz parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (rede Ebserh) desde abril de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social