Notícias
FIM DE ANO
Mensagem de final de ano do Superintendente do Huap
Mensagem de Final de Ano do Superintendente do Huap, professor Tarcisio Rivello
Prezado(a) Colaborador(a),
Chegamos, enfim, a dezembro, um mês que nos inspira a fazer um balanço de tudo o que passou. Tivemos um ano produtivo e de muitas conquistas para o Hospital Universitário Antônio Pedro: crescemos no número de leitos alcançando 208 leitos ativos, quando eram 163 em 2016. Isto possibilitou o aumento da nossa produtividade, o que pode ser demonstrado quando saímos de 737.138 atendimentos - produção assistencial global - em 2016, para 831.094 atendimentos projetados para este final de 2018.
Com a dedicação da nossa equipe, temos o orgulho de dizer que alcançamos resultados importantes, como demonstrado na reportagem do jornal “O GLOBO” de 30/09/2018, e evidenciando que dos três hospitais universitários federais situados no Estado do Rio de Janeiro, o HUAP foi único que no período de 2010 a 2017, aumentou o número de atendimentos e diminuiu os gastos. Nossa administração é norteada pelas práticas de boa gestão, focada na eficiência e na sustentabilidade do HUAP e na sua eficácia com a sociedade em geral, em especial, na relação com os usuários do SUS.
Outra conquista importante deste ano foi a assinatura do termo aditivo da Contratualização com o SUS, ocorrida em 25 de novembro de 2018. Finalizamos o ano de 2018, perfazendo um total de 341 contratações de empregados públicos admitidos através de concursos públicos realizados pela EBSERH para as áreas assistenciais e administrativas. Em 2018, demos passos significativos em direção ao término da obra da Maternidade, e a expansão do CTI, através da implantação de mais 10 leitos, que funcionarão para atender as cirurgias de alta complexidade, e terminamos o ano com o funcionamento do novo angiógrafo.
Visando continuar evoluindo, estabelecemos ainda o compromisso de iniciarmos em fevereiro/19 a obra da recuperação/expansão e adequação, de uma área degradada pelo tempo. Trata-se da área onde estão instaladas as manutenções predial e a refrigeração, além dos serviços de carpintaria, serralheria, rouparia e transporte.
Queremos ressaltar a reestruturação da arquitetura organizacional do HUAP, e pedir que vocês sintam-se incluídos, e participem nesta nova filosofia de governança multiprofissionalizada, horizontalizada no que tange a sua forma de comunicação e de suas ações, o que gera uma integração entre as pessoas/atividades fins (assistenciais), através da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), com as pessoas/atividades meio (administrativas), através da Gerência de Administração (GA) , e com as pessoas/atividades fins (ensino, pesquisa, extensão e inovação através da Gerência de Ensino e Pesquisa(GEP) .
Este conjunto de ações possibilitou uma nova abordagem da eficiência, que engloba o atendimento na assistência com qualidade técnica e humana, a busca da visibilidade do binômio receita versus despesas do HUAP, a institucionalização dos núcleos de pesquisa que geram pesquisa e inovação para o HUAP e a criação de centros de excelência na formação e capacitação multiprofissional para a saúde.
É nosso objetivo oferecer mais e melhores serviços assistenciais em média e alta complexidades, de acordo com a nossa capacidade instalada e operacional, sendo o nosso desejo também, manter cada vez mais, uma atuação articulada e integrada com a Universidade para o ano que se aproxima.
Desejo que vocês tenham ótimas festas e que o ano de 2019 seja repleto de novas experiências exitosas.
Um forte abraço,
PROFESSOR TARCISIO RIVELLO
SUPERINTENDENTE DO HUAP/UFF/EBSERH