Notícias
AGENDA ACADÊMICA
Huap-UFF recebe exposições itinerantes sobre maternidade, gravidez e amamentação
No período de 20 a 24 de outubro, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF) recebe as exposições itinerantes “Amor primeiro – um passeio fotográfico sobre as primeiras relações” e “Mãe Terra – fios do solo”, que mostram diferentes aspectos relacionados à maternidade e buscam incentivar o aleitamento materno. A iniciativa faz parte da agenda acadêmica da Universidade Federal Fluminense (UFF) e é uma parceria com o Banco de Leite Humano (BLH) do hospital em comemoração aos 65 anos da universidade.
A mostra “Amor primeiro – um passeio fotográfico sobre as primeiras relações” é uma realização da fotógrafa e enfermeira obstetra Fernanda Sá, que ao longo de sua carreira fotografou diversas pacientes e reuniu as memórias de 30 anos em um livro que dá nome à exposição. As fotos expressam momentos da maternidade como a gravidez, o parto e a amamentação. “A ideia não é romantizar, mas promover o debate, envolver a família, que é uma rede de apoio, os amigos e os profissionais de saúde para promover uma assistência de qualidade”, comenta. As fotos estão expostas no hall da ala azul dos ambulatórios, no andar térreo do Huap.
Já a exposição “Mãe Terra – fios do solo” nasceu de um projeto de extensão da estudante Ana Júlia Souza Teodoro, que cursa graduação em Arte na UFF e reuniu um grupo de mães interessadas em arte para pensar e discutir sobre o tema. “A partir de oficinas sobre performance e pintura, essas mães eram provocadas a pensar sobre como elas poderiam produzir sobre a experiência delas e mostrar como elas enxergam a maternidade, promovendo, a partir disso, uma conexão entre as mães artistas e as mães expectadoras”, explicou Souza Teodoro, que é curadora da exposição que está em exibição no corredor principal do hospital e conta com quadros de cinco artistas.
A inauguração das exposições aconteceu na manhã do dia 21 e contou com a presença do reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, do vice-reitor Fábio Passos, do Superintendente do Huap, Beni Olej, da gerente de Atenção à Saúde do Huap, Aurea Grippa, do coordenador do Banco de Leite Humano do hospital, Herdy Alves, além de representantes da Pró-reitoria da extensão da UFF, da Associação Amigas do Peito e da Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro (ACHUAP). O evento faz parte da Agenda Acadêmica da UFF, que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), principal evento de divulgação da produção científica e cultural da universidade, que em 2025 completa 65 anos.
A gerente de Atenção à Saúde do Huap-UFF, Aurea Grippa, destacou a importância da realização de eventos da SCNT no hospital, que é um campus universitário. “O Huap é um espaço de convergência entre vários cursos da área da saúde, por isso receber a agenda acadêmica é muito importante para promover essa integração”.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh