Notícias
DIA DO IDOSO
Huap-UFF recebe exposição “A arte de envelhecer” com quadros pintados por idosos atendidos pelo Serviço de Geriatria
No dia 1º de outubro é comemorado o Dia do Idoso, com foco na conscientização sobre os direitos, necessidades e participação ativa das pessoas com mais de 60 anos. Para celebrar a data, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou uma programação voltada aos pacientes da terceira idade, com um ciclo de palestras e a exposição “A arte de envelhecer”, com telas pintadas pelos pacientes do Serviço de Geriatria.
Na ocasião, estiveram presentes o Superintendente do Huap-UFF, Beni Olej; a gerente de Atenção à Saúde, Áurea Grippa; a professora Vilma Câmara, primeira coordenadora do Serviço de Geriatria do Hospital; a professora Yolanda Boechat, atual chefe do Serviço e; a geriatra Michele Lopes, responsável técnica da Ebserh na geriatria.
O evento contou com palestras que chamaram atenção para assuntos relacionados ao cuidado com o idoso, como envelhecimento populacional, comprometimento cognitivo e demências, além de prevenção de doenças. Também foi apresentada a trajetória da geriatria no hospital e houve, ainda, uma palestra sobre a importância da equipe multiprofissional no cuidado à pessoa idosa.
Exposição
O ponto alto da programação foi a exposição “A arte de envelhecer”, uma mostra de arte e literatura elaborada pelos pacientes atendidos pelo Serviço de Geriatria, que ao longo do ano participam de diversas atividades que beneficiam a saúde física e mental. Dalva Gonçalves, de 84 anos, comentou que desde 2007 participa das atividades no campus do Mequinho/UFF. “Fazer parte disso é muito bom, porque a gente se sente vivo, bem influenciado e temos oportunidade de desenvolver a visão de mundo, viajamos com a mente, escrevemos e temos um estímulo aos nossos neurônios”, afirmou.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação
Por Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh