Notícias
GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Huap-UFF realiza primeiro encontro de gestão hospitalar com foco no fortalecimento da cultura de liderança
No último dia 3 de setembro o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou o “Lidera – Encontro de Gestão”, com o objetivo de fortalecer a cultura de liderança e aprimorar práticas de gestão hospitalar. A iniciativa é do Setor de Governança e Estratégia (SEGOV) da instituição e nesta primeira edição do evento, que será anual, foi apresentado o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) promovido pela Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP/DivGP) do Huap.
O encontro sempre buscará promover alinhamento estratégico, integração das lideranças, incentivo a inovação, reconhecimento dos resultados e fortalecimento do papel das lideranças, por meio de reflexões, trocas de experiências e o desenvolvimento de competências essenciais para o exercício de uma liderança eficiente, ética e inovadora no ambiente hospitalar universitário.
De acordo com o chefe do Setor de Governança e Estratégia do Huap-UFF, Júlio Ferreira, o Lidera é um marco importante para instituição, pois representa um movimento de valorização da gestão e da liderança como pilares indispensáveis para o futuro do hospital, bem como a consolidação de um caminho de fortalecimento da governança e da gestão hospitalar. “Reunir nossas lideranças é fundamental para alinhar esforços, compartilhar experiências e desenvolver competências que impactam diretamente na qualidade dos serviços prestados”, comenta.
A mesa de abertura do evento contou com a presença do Superintendente do Huap-UFF, Beni Olej, do gerente administrativo, Paulo Araujo, e do gerente substituto de Ensino e Pesquisa, Rubens Antunes. O Superintendente parabenizou a iniciativa e destacou a importância para o incentivo às boas práticas de gestão hospitalar. “É uma oportunidade de integrar os diversos setores e unir um grupo competente de gestores trabalhando na mesma direção”, ressaltou Beni Olej. Após a abertura, o chefe do SEGOV apresentou aos participantes o contexto institucional, enfatizando o papel das lideranças na melhoria dos indicadores, e parabenizou a UDP pela iniciativa do Programa de Desenvolvimento de Líderes.
Trilha de conhecimento visa aprimorar habilidades
A primeira edição do Lidera teve como ponto alto da programação o lançamento do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL) promovido pela Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP), da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) do Huap-UFF. Segundo a chefe da UDP, Christiane Braga, trata-se de uma trilha de desenvolvimento de competências para os gestores, seguindo o que está previsto no Plano Diretor Estratégico (PDE) do hospital, tendo a duração prevista de oito meses.
“Ser chefe não significa, necessariamente, ser líder, o gestor precisa desenvolver habilidades para melhorar a qualidade das relações de trabalho, o que impacta positivamente na produtividade”, explica Edilene Curvelo, enfermeira da UDP, que coordena o curso junto a Christiane Braga. Ao longo de 2025 e 2026, os participantes terão 13 módulos com temáticas relacionadas à liderança, tendo aulas online e presenciais, em parceria com diversas instituições.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação
Por Paola Caracciolo
Fotos: Ronaldo Nacarati
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh