Notícias
SAÚDE OCUPACIONAL
Huap-UFF realiza I Fórum de boas práticas e prevenção de princípios de incêndio
No último dia 19 de setembro o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou o I Fórum de boas práticas e prevenção de princípios de incêndio. A iniciativa foi da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST), em parceria com o 3º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) do Rio de Janeiro, visando orientar trabalhadores, estudantes e demais interessados em possíveis situações de risco.
Durante a primeira parte do evento, o bombeiro militar Antônio Brito explicou sobre os tipos de extintores e de que maneira devem ser utilizados. Os de água para materiais sólidos (incêndios de classe A), os de dióxido de carbono para líquidos inflamáveis (classe B) e equipamentos elétricos (classe C), e os de pó químico, que combatem incêndios das três classes.
Em seguida, a equipe da USOST apresentou estudos de caso com situações direcionadas para a realidade do Huap, orientando sobre rotas de fuga e saídas de emergência. “As boas práticas são lições aprendidas com casos que já aconteceram no hospital e que culminaram em princípios de incêndio, para que todos aprendam como lidar com diferentes tipos de ocorrências”, afirmou Felipe Ferreira, técnico de Segurança do Trabalho da USOST.
Uma turma do curso técnico integrado de Segurança do Trabalho do Instituto Federal do Rio de Janeiro também aproveitou o treinamento para ampliar os conhecimentos em combate à incêndios. “Já é a segunda vez que viemos ao hospital, é muito importante essa parceria para que eles relacionem o tema dos incêndios com a saúde ocupacional”, comentou a professora Sônia Belisário, responsável pelos alunos.
Rodrigo Reis, chefe da USOST, destacou a importância do tema para o ambiente hospitalar. “A ideia foi passar algumas orientações sobre combate à incêndio para os trabalhadores e para o público em geral, em caráter preventivo. Além disso, esse é um assunto que pode ser aplicado em diversas ocorrências do cotidiano, então o direcionamento é fundamental para todos”.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação
Por Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh