Notícias
INCLUSÃO
Huap-UFF realiza ações de conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência
Oficina e ciclo de palestras buscaram capacitar trabalhadores no atendimento humanizado para pessoas com deficiência
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou na última semana ações voltadas ao mês de luta da pessoa com deficiência, buscando a inclusão, valorização e garantias de direitos para pacientes e funcionários da instituição. Foram realizadas, no dia 23 de setembro, uma oficina de Libras para colaboradores e, no dia 25, o encontro “Vozes transformadoras que ecoam”, que apresentou palestras e discussões sobre o tema.
A iniciativa foi da Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP), vinculada à Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) do hospital, com objetivo de conscientizar e dialogar sobre aspectos relacionados ao cuidado com a pessoa com deficiência. “O Huap, a UFF e a Ebserh são instituições que possuem um papel relevante no respeito junto a todos, pois temos colaboradores e pacientes com deficiência, por isso é muito gratificante trazer essa programação para poder contribuir com um tratamento humanizado”, destacou Cristiane Braga, chefe da UDP.
Oficina de Libras
A professora Gildete Amorim, coordenadora da disciplina Libras em Saúde na Universidade Federal Fluminense, participou da programação trazendo uma oficina sobre a Língua Brasileira de Sinais voltada aos profissionais do hospital. Além de sinais básicos como o nome e cumprimentos, os participantes também aprenderam símbolos das principais especialidades de atendimento no hospital, bem como sinais para auxiliar pacientes surdos que transitam pela instituição.
“Desde 2018 tenho experiência com os acadêmicos de medicina, enfermagem e odontologia, e essa é a primeira vez que trabalho junto aos profissionais, e esperamos que essa iniciativa abra portas para que possamos trazer cada vez mais a comunidade surda para dentro do hospital”, enfatizou Gildete Amorim.
O chefe interino da Unidade de Diagnósticos Especializados do Huap, Uellington Nunes, foi um dos participantes da oficina “Eu já tinha uma noção de Libras, mas nunca tinha feito curso presencial. Achei que foi muito pertinente para dar visibilidade ao tema, todos estavam muito interessados em aprender, e acho que deveria ser passado para vários setores, para que todos possam receber o paciente surdo da melhor maneira possível”, comentou.
Encontro “Vozes transformadoras que ecoam”
No dia 25, foi realizado o encontro “Vozes transformadoras que ecoam”, que apresentou palestras e uma mesa redonda sobre os direitos das pessoas com deficiência. A palestra “O cuidado profissional na pessoa com deficiência: um olhar individualizado para a reabilitação e a funcionalidade”, ministrada pela fisioterapeuta Tainá Alves, falou sobre os cuidados em fisioterapia voltados a crianças e adultos com deficiência, que visam promover a autonomia, a inclusão social e a qualidade de vida, ressaltando a importância do cuidado individualizado.
Em seguida, a assistente Social Cassia Santalpio, supervisora da Associação dos Servidores Municipais, Estaduais e Federais do Rio de Janeiro (Assist), apresentou as leis que garantem os direitos das pessoas com deficiência, como a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, lei nº 13.146/2015. Ela pontuou, ainda, os direitos que essas leis garantem, como a acessibilidade, o benefício de prestação continuada (BPC), tarifa social de energia elétrica, aposentadoria por idade, além de saúde, educação lazer e cidadania.
Em seguida, a mesa redonda “Vozes transformadoras que ecoam” trouxe a enfermeira Aldrey Regina de Souza, a analista administrativa Michele Santana e a ouvidora do Huap-UFF, Eliana Pereira, que compartilharam experiências com o público presente, visando proporcionar a compreensão sobre a deficiência visual, auditiva e física, além do cuidado familiar.
Acesse a gravação do evento clicando aqui.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação
Por Paola Caracciolo
Fotos: Paola Caracciolo e Ronaldo Nacarati
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh