Notícias
DIA DAS CRIANÇAS
Huap-UFF proporciona alegria, bem-estar e saúde para crianças atendidas pelo SUS
O mês de outubro chega cheio de alegria, brincadeiras, mimos e cuidado. Em alusão ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou uma programação especial para garantir um momento acolhedor e descontraído aos pequenos pacientes. A comemoração aconteceu na tarde de hoje (14) e contou com visita de animadores que alegraram a enfermaria pediátrica, distribuição de presentes, lanche e até “dia do cabelo maluco” para as crianças que estão internadas.
De acordo com o Ministério da Saúde, o ato de brincar é importante para o desenvolvimento infantil. Desde os primeiros momentos da vida, a criança começa a interpretar o mundo e criar seu universo interno, dando sentido à realidade psíquica. O brincar é o primeiro passo em direção ao potencial criador da criança, permitindo que ela explore, invente e se expresse de maneira única.
Segundo a chefe da Unidade da Criança e do Adolescente (UCA) do Huap-UFF, Ana Amorim, este tipo de evento é importante, pois a enfermaria pediátrica atende crianças com doenças crônicas. “Com essa programação, o hospital garante à criança o direito de brincar e se divertir, mostrando que o ambiente hospitalar pode ser acolhedor e trazer um pouco de conforto para a criança hospitalizada”, afirmou.
Programação
O Huap-UFF prioriza o bem-estar de seus pacientes e busca atividades inovadoras e humanizadas que favorecem o seu desenvolvimento integral. Desse modo, na programação das crianças houve apresentação com palhaços e super-heróis, brincadeiras e distribuição de brinquedos, além de um lanche que contemplou pacientes e acompanhantes. Tudo foi organizado pela equipe multiprofissional da UCA, com o apoio da Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro (ACHUAP) e de animadores voluntários.
Erica Mendes, mãe de Nicollas Mendes Silva, está com o filho internado desde o último dia 24 de setembro, e se alegrou ao ver o garoto interagindo com as brincadeiras promovidas pelos animadores. “Meu filho está adorando, estava tão triste, mas agora está até se enturmando com as outras crianças. Aqui todo mundo é muito atencioso e acolhedor, dão o remédio certinho, é muito bom”, afirmou.
Além dos presentes que foram entregues pela ACHUAP, as crianças também receberam uma caixa-surpresa com pequenos brinquedos, doada pela médica e egressa da Universidade Federal Fluminense, Christiane Reis. “Tudo começou há dois anos, quando minha filha Lara foi diagnosticada com um tumor cerebral e, quando ela estava hospitalizada, recebeu uma caixinha como essa de uma família, e vendo a alegria dela ao receber o presente, pensamos em distribuir para outras crianças doentes. Infelizmente ela veio a falecer, mas hoje venho com meu filho Lucas continuar a tradição e trazer um pouco de alegria”, afirmou.
As crianças cantaram músicas, participaram de brincadeiras e escolheram seus penteados para o “dia do cabelo maluco” no hospital. A atividade, que já é tradicional nas escolas, foi adaptada ao ambiente hospitalar pela equipe da enfermaria pediátrica. “Agradeço o apoio de todos os envolvidos, a equipe médica, de enfermagem e multiprofissional, além do apoio da ACHUAP que mais uma vez traz os presentes para os pacientes”, concluiu Ana Amorim.
Saiba mais
Segundo o Ministério da Saúde, toda criança tem direito a uma série de benefícios essenciais para um desenvolvimento saudável. Esses direitos incluem:
- Ser registrada gratuitamente.
- Realizar o teste do pezinho até o 5º dia de vida, na maternidade, UBS ou outro ponto de referência na Rede de Atenção à Saúde.
- Ter acesso a serviços de saúde de qualidade.
- Ter acesso à escola pública e gratuita perto do lugar onde mora.
- Receber a Caderneta da Criança ainda na Maternidade.
- Receber gratuitamente as vacinas indicadas no Calendário Nacional de Vacinação.
- Viver intensamente a infância.
- Ter acesso à água potável e alimentação adequada e saudável.
- Ser acompanhada em seu crescimento e desenvolvimento.
- Ser acompanhada pelos pais durante a internação em hospitais.
- Viver em um lugar limpo, ensolarado e arejado.
- Ter oportunidade de brincar e aprender.
- Viver em ambiente afetuoso e sem violência.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação
Reportagem: Neurizete Duarte e Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh