Notícias
SEGURANÇA
Huap-UFF promove ações para incentivar o uso seguro de medicamentos em recém-nascidos e crianças
O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou nos dias 30 de setembro e 08 de outubro uma programação voltada ao uso correto de medicamentos em recém-nascidos e crianças. A iniciativa, promovida pelo Setor de Gestão da Qualidade, foi em alusão Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro, orientou pais e responsáveis de pacientes da neuropediatria e da enfermaria pediátrica do hospital sobre a importância da administração correta de remédios, além de entregar balões para os pequenos.
O Dia Mundial da Segurança do Paciente foi instituído em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e este ano traz como tema: “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan “Segurança do paciente desde o início!”. A proposta destaca a maior vulnerabilidade dessa fase diante de possíveis riscos e danos relacionados a práticas de cuidado inadequadas.
“Como a proposta desse ano é a segurança desde os primeiros anos de vida, tivemos como foco o uso correto de medicamentos e trouxemos um folder com uma linguagem acessível e orientações básicas sobre como administrar os medicamentos em casa, após a alta”, comenta a chefe do Setor de Gestão da Qualidade, Ana Paula Amorim Moreira. A ação contou com a participação de farmacêuticos e residentes de farmácia e enfermagem do Huap-UFF.
A publicação traz dicas sobre dosagem, horário, qual a via certa para tomar o remédio, alerta para a conferência da data de validade, do registro, além de dicas de como armazenar corretamente os medicamentos. “Lembrando que sempre que precisarem de orientação, um farmacêutico deve ser consultado”, ressalta Ana Paula.
Josué de Almeida, que acompanha o filho João Pedro, de seis anos, na enfermaria pediátrica, recebeu as orientações da equipe e comentou sobre a importância da ação “Nos deram uma receita e explicaram como fazer para manter os cuidados, a gente vê que aqui têm pessoas que se preocupam. Eu gosto muito do tratamento que tem aqui, pois têm profissionais formados muito bons”, destacou. Também foram distribuídos balões na cor laranja, que representa o mês da segurança do paciente, alegrando a manhã dos pequenos pacientes.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF) faz parte da Rede Ebserh desde o início de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação
Por Elizabeth Souza e Paola Caracciolo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh