Notícias
SOLIDARIEDADE
ACHUAP doa enxovais a mães que tiveram bebês no Hospital Universitário Antônio Pedro
A Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro (ACHUAP) atua no Huap com frequentes projetos e ações de solidariedade. Uma delas é a chamada “Enxoval de Bebê”, que entrega itens de enxoval a mães que têm bebês no hospital. O trabalho de assistência é realizado na maternidade e as colaboradoras levam os kits pessoalmente às assistidas, conforme demanda. Atualmente, cerca de 15 enxovais são entregues por mês.
A associação recebe os itens do enxoval ( lista ao final da matéria ) de pessoas que desejem ajudar, tanto de dentro do Huap, quanto de fora. No entanto, muitas vezes as doações não suprem as necessidades, e a ACHUAP utiliza recursos próprios a fim de completar o kit. Segundo Fátima D’Almeida, funcionária aposentada da UFF e uma das responsáveis pelo projeto como voluntária, é fundamental realizar este tipo de trabalho com carinho e atenção a cada uma das mães atendidas:
- Assim como os bebês, as mães necessitam de cuidados especiais. Por sua própria condição, elas apresentam uma vulnerabilidade emocional que as tornam ainda mais carentes. Neste momento, é muito importante que se sintam acolhidas afetivamente, sobretudo as internadas em Unidades de Terapia Intensiva. Quando cheguei à ACHUAP, essa ação humanitária já era realizada. Com o tempo, fui me envolvendo ainda mais. Muito me tocou a sensibilidade como cada detalhe é cuidadosamente tratado pela presidente da associação, Rita Rivello, e seus colaboradores.
O projeto existe desde a fundação da ACHUAP, em 1951. Ao longo do tempo, a ação se aprimorou e, há cinco anos, foi reformulada para os moldes como é realizada hoje. As campanhas têm se intensificado e as doações aumentado, trazendo uma possibilidade maior de atendimento e resultados cada vez mais positivos. Hoje, o Huap dispõe de nove leitos ativos na maternidade e 10 na neonatologia. Embora haja um critério de prioridade baseado no prontuário de cada paciente, em conformidade com sua condição social, todas as mães são assistidas.
O projeto “Enxoval de Bebê” continua sendo realizado mesmo durante a pandemia de Covid-19. Nesse período, a ACHUAP está disponibilizando 20 kits mensais, podendo aumentar conforme a demanda. O objetivo é dar todo o suporte possível ao hospital, proporcionando, assim, o bem-estar dos pacientes e de seus assistidos. Para quem deseja ajudar a associação com doações de itens, deve se dirigir à sala 401 da ACHUAP (4º andar do prédio anexo do Hospital Universitário Antônio Pedro) ou ligar para o telefone 2621-0526.
Lista de itens do kit “Enxoval de Bebê”:
- 1 jogo de lençol
- 1 toalha de banho
- 2 toalhas fralda
- 1 travesseiro
- 1 manta
- 1 cobertor
- 3 cueiros
- 3 fraldas de pano
- 1 pacote de fralda descartável
- 1 sabonete para bebê
- 5 conjuntos de roupas (pagão completo, body e calça culote)
- 2 macacões
- 4 pares de luvas
- 4 pares de meias
- 4 pares de sapatinhos de lã
Unidade de Comunicação Social (UCS)