Notícias
REDE
HU-UFSCar promove mais um encontro com fonoaudiólogos da rede
2º Encontro de Fonoaudiólogos da Rede de São Carlos
No dia 15 de fevereiro foi realizado no Hospital Universitário Profº. Dr. Horácio Carlos Panepucci da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) o 2º Encontro de Fonoaudiólogos da Rede de São Carlos. O encontro tem como objetivo levantar e definir as demandas de fonoaudiologia do município, além de estabelecer fluxos conjuntamente, com todos os profissionais da área da cidade (vinculados à secretaria de saúde, da educação e à APAE) e está previsto para ocorrer todos os meses nesse ano de 2018.
Neste último encontro os profissionais discutiram mais uma necessidade do município: o atendimento ao adulto em voz, gagueira e domiciliar. Após o encontro, um documento formal foi construído e será encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, para futuros direcionamentos.
“As reuniões são realizadas sempre se pensando no atendimento fonoaudiólogo enquanto rede, pensamos no município como um todo. A ideia é que cada um atenda uma demanda específica do município, de acordo com a sua infraestrutura física e de pessoal”, afirma Carla Alessandra Scaranello Domingues, fonoaudióloga do HU-UFSCar.
Ambulatório
Desde dezembro de 2017, o HU-UFSCar conta com atendimento fonoaudiólogo à população em ambulatório específico. O local, instituído após uma demanda local, atende adultos e crianças com quadro de disfagia (dificuldade de deglutir), além da reabilitação auditiva. Os pacientes são atendidos após encaminhamento da rede municipal de saúde.
Sobre a Ebserh
Desde 2015, o Hospital Universitário “Profº Drº Horácio Carlos Panepucci”, da Universidade Federal de São Carlos faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.