Notícias
Controle de IH: Foco no cuidado do paciente com ferida pós operatória
15 de maio é o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares. Este dia foi estabelecido pela Lei 11.723/2008 e tem como objetivo conscientizar legisladores, autoridades sanitárias, gestores e profissionais dos serviços de saúde, universidades e a população em geral sobre a importância do controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, visto que essas infecções podem resultar em internações prolongadas, incapacidade a longo prazo, aumento da resistência dos microrganismos aos antimicrobianos disponíveis, custos adicionais para os sistemas de saúde, dor, sofrimento e morte dos pacientes atendidos em serviços de saúde.
Em 2025, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), coordenadora do Programa Nacional de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à saúde (IRAS) desde a sua criação em 1999, definiu o tema da Campanha: Cirurgia Segura: prevenir infecções para salvar vidas, visando chamar a atenção de todos para a importância de promover ações para prevenir as infecções relacionadas aos procedimentos cirúrgicos.
O HU-UFSCar tem desenvolvido ações, alinhadas às diretrizes nacionais, como o programa Cirurgia Segura Salva Vidas. Dispõe de protocolos específicos para cirurgia segura, realiza visita técnica nas áreas e capacitações da equipe assistencial, além do monitoramento dos indicadores.
