Notícias
AVANÇO TECNOLÓGICO
HU implanta novo sistema de arquivamento e distribuição de imagens
O Hospital Universitário está implantando um novo sistema de armazenamento e visualização de imagens. O PACS (Sistemas de arquivamento e distribuição de imagens) é voltado para o diagnóstico por imagem que permite o pronto acesso às imagens médicas em formato digital em qualquer setor do hospital. Todas as imagens de tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiologia convencional e mamografia já estão ou ainda serão enviadas para esse sistema.
A implantação do PACS já vinha sendo pensada e discutida há alguns anos. O HU funciona com três unidades e não existia uma melhor integração entre elas até então e por isso mesmo existia uma dificuldade para acessar os exames realizados em uma unidade diferente. O Gerente de Atenção à Saúde, Sérgio Paulo dos Santos Pinto, explica que a implantação da primeira fase do projeto já está concluída: “A gente começa a disponibilizar nos ambulatórios, principalmente naquelas unidades que mais utilizarão o PACS”. Ele esclarece ainda que alguns setores irão receber o sistema nesse primeiro momento. “Vamos priorizar alguns locais no Dom Bosco, para todo mundo ter acesso, até que a gente consiga colocar em todos os computadores. E na Unidade Santa Catarina, vamos disponibilizar na parte assistencial, nas enfermarias de clínica, de cirurgia, de TMO, de pediatria, no CTI e no centro cirúrgico. Pelo menos uma ou duas máquinas em cada um destes setores já vão ter acesso ao programa”.
Ele complementa ressaltando que o objetivo do PACS é que haja uma melhoria nas condições de trabalho dos profissionais de saúde e, consequentemente, um impacto na qualidade da assistência pela informação imediata e rápida. Além disso, uma redução de custos para o hospital e uma melhoria como um todo. O chefe do Serviço de Imagem, Lenilton da Costa Campos, destaca uma grande vantagem do novo sistema: “Ele permite a distribuição de estações de visualização de exames em diversos setores do hospital. Por exemplo, assim que um exame de um paciente internado feito na Unidade Santa Catarina estiver no sistema de forma imediata, o médico vai ter acesso a essas imagens”. Ele enfatiza ainda que com o PACS há uma diminuição da necessidade de filmes. Hoje em dia, esses exames são realizados com um número de imagens muito grande e não tem como documentar todas as imagens em um filme radiográfico. O Sistema, portanto, permite o acesso a todas essas imagens.
O trabalho de execução do projeto foi desenvolvido pela equipe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI). Daniel Rodrigues Pereira, um dos analistas de suporte a redes do HU, explica que é possível acessar mas não realizar os laudos em qualquer computador do hospital. “Em uma sala temos cinco computadores com acesso às imagens e são preparados para fazer laudos. No restante do hospital podem ter essa visualização, mas não conseguem fazê-los. Então é um sistema centralizador que recebe as imagens dos equipamentos e disponibiliza essas imagens para que os laudos possam ser feitos”. A implantação do PACS continua sendo realizada gradativamente pelo SGPTI, por isso ainda não há uma data definida para a implantação total do sistema.
Bolsista: Thamires Pecis