Notícias
INOVAÇÃO
Sistema Integrado de Telemedicina e Telessaúde é implementado no HU-UFJF/Ebserh
Equipes já estão utilizando o novo sistema, que vai funcionar em rede com os demais HUs da Ebserh. Foto: UCR 24
Juiz de Fora (MG) – O Sistema Integrado de Telemedicina e Telessaúde (STT) já está em funcionamento no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), unidade sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A plataforma tem como principal objetivo o gerenciamento de laudos e imagens médicas, favorecendo tanto a visualização quanto o download por parte de profissionais e pacientes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a enfermeira Giselle Tourinho, do Serviço de Desenvolvimento de Sistemas da Ebserh, esse é um marco importante na acessibilidade, uma vez que possibilita o envio das imagens e do laudo em formato digital. Dessa forma, será possível guardar o exame completo, levar para o profissional solicitante e ter uma avaliação integral dos resultados.

De acordo com Daniel Pereira, chefe da Unidade de Infraestrutura, Suporte e Segurança de Tecnologia da Informação do HU-UFJF, o impacto se estende da assistência à logística hospitalar: “É um sistema que traz ganhos para a equipe e também para a sociedade, pois permite que o paciente tenha acesso às imagens sem precisar vir até o hospital. Isso diminui o fluxo de pessoas e a demanda nas recepções, já que o paciente consegue pegar o exame de forma remota”. No caso do atendimento presencial, o paciente agora não precisa levar o exame impresso na consulta, pois o médico consegue ver diretamente no sistema.
O profissional ainda destaca que a iniciativa está alinhada a um planejamento nacional. “A Ebserh quer criar um banco nacional entre todos os hospitais universitários. Com um trabalho em rede, médicos de um hospital poderão laudar e acessar exames de outro”, explica.
Além disso, a plataforma também auxiliará no ensino e na pesquisa, pontua Giselle: “o armazenamento dessas imagens pelo próprio hospital universitário ajudará a criar, futuramente, o maior banco nacional de laudos médicos para os nossos estudantes”. Outra vantagem é a sustentabilidade, um dos objetivos estratégicos da Rede Ebserh, reforça Lorena Braga, enfermeira do Serviço de Desenvolvimento de Sistemas da Sede. As duas profissionais estiveram recentemente no HU-UFJF apresentando o sistema e capacitando as equipes.
Pablo Lacerda, chefe da Unidade de Sistemas de Informação e Inteligência de Dados do HU-UFJF, ressalta os benefícios financeiros e o potencial evolutivo da ferramenta. “É um software gratuito, desenvolvido pela própria Rede Ebserh. Isso gera economia para o hospital. Como está sendo desenvolvido internamente, os profissionais que utilizam o sistema também contribuem com melhorias. Ele vai evoluir ao longo do tempo até atingir um nível de excelência, adaptado aos nossos processos de trabalho”, acrescenta.
Como acessar
Para profissionais, o acesso ao sistema pode ser feito diretamente pela área de trabalho dos computadores no atalho STT PACS, ou pelo endereço: https://login-stt.ebserh.gov.br. O acesso requer uma conta de domínio previamente cadastrada, com permissões diferenciadas conforme o perfil do usuário (radiologista, técnico ou médico solicitante). Já os pacientes recebem, após o exame, uma folha com QR Code, local de acesso e número de protocolo para visualizar os resultados.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Alice Lannes, Bruna Naiuri e Renata Guarino (estagiárias) sob supervisão de Alessandra Gomes