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PROJETO REVER
Ebserh participa de debate sobre qualificação da formação médica no Brasil
Brasília (DF) – A 3ª Oficina Nacional do projeto Rever: Formação Médica para o Brasil reúne, em Brasília, cerca de 400 pessoas nos dias 12 e 13 de agosto. Organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), em parceria com o Ministério da Saúde, a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), e com o apoio do Ministério da Educação, o projeto tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas e enfatizar a equidade e a responsabilidade social da formação profissional em saúde.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) também participa ativamente das discussões. Durante a abertura da oficina, o presidente da estatal, Arthur Chioro, reforçou o compromisso da Ebserh com a formação dos profissionais da saúde. “Ao longo desses últimos anos, fizemos uma expansão importante da oferta de formação médica e temos uma enorme responsabilidade de compatibilizar a expansão com a qualificação da formação profissional. Temos que formar com qualidade, avançar na produção de conhecimento e compreender que não há formação sem comprometimento com o Sistema Único de Saúde”, afirmou.
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço de Oliveira, também participou da abertura do evento. “O Ministério da Saúde está comprometido com a qualidade da formação médica e com o olhar de responsabilidade social, de responder às necessidades de saúde e de reforçar nosso tão importante sistema de saúde”, garantiu.
Sandro Schreiber, diretor-presidente da Abem, destacou que fortalecer e fornecer elementos para as políticas públicas voltadas para vencer as desigualdades sociais está entre o principal objetivo do projeto Rever. “Temos que aprimorar as políticas ligadas à formação médica sempre com um olhar para a questão das iniquidades sociais”, disse.
Enare
Dois instrumentos que fortalecem a qualidade da formação profissional foram tema de um dos painéis do evento: o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) e o Exame Nacional de Residência (Enare). O tema do painel foi Enamed, Enare e seus diferentes aspectos para avaliação. A atividade teve a participação do diretor de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (DAES-Inep), Ulysses Teixeira e do vice-presidente da Abem, Estevão Toffoli Rodrigues.
“Essa convergência é fundamental para definir qual é o padrão de formação que pensamos como necessário para os estudantes de medicina do país e trabalhar para que os nossos instrumentos respondam a isso. O Enare vai utilizar a nota base para a seleção no acesso direto e faz essa integração de avaliação da formação e acesso à especialização. E com isso a gente espera que de fato ele possa melhorar a formação, fortalecer o SUS, trazer maior transparência e acesso”, acrescentou Arthur Chioro.
Atualmente, mais de 8,5 mil residentes ocupam oportunidades formativas nos hospitais universitários federais (HUFs) geridos pela Ebserh. Parte desses residentes ingressa nos programas por meio do Enare, o maior processo seletivo de residências em saúde do país e que é organizado pela estatal. Este ano, as mais de 11 mil vagas do exame estão distribuídas nas modalidades de residência médica, uni e multiprofissional. 235 instituições participam da iniciativa e a aplicação das provas está prevista para o dia 19 de outubro.
Sobre o Rever
O projeto Rever: Formação Médica para o Brasil foi lançado em dezembro de 2023. Entre os meses de julho e agosto de 2024 a equipe responsável pelo projeto realizou nove oficinas nas regionais da Abem, reunindo cerca de 800 participantes, entre representantes de entidades e escolas médicas, para construir propostas de aprimoramento das diretrizes curriculares dos cursos de medicina e de critérios para avaliação das escolas. Também já foram realizadas duas oficinas nacionais, além do encontro dos dias 12 e 13 de agosto de 2025.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh