Notícias
ENSINO E PESQUISA
Lançada cartilha sobre estilo de vida de crianças e adolescentes
Juiz de Fora (MG) – Acaba de ser lançada a cartilha “Estilo de vida de crianças e adolescentes”. A obra aborda temas como alimentação, uso de telas, saúde mental, entre outros assuntos, visando orientar pais e profissionais de saúde. A iniciativa é resultado de um projeto do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Segundo Patrícia Cristina Gomes Pinto, professora da Faculdade de Medicina da UFJF e orientadora do projeto, “estamos nos deparando com várias questões que interferem na vida da criança e do adolescente nos dias de hoje, por isso é importante a gente se preocupar com um estilo de vida mais saudável”.

Patrícia afirma que a intenção com a cartilha não é esgotar o assunto. “Pretendemos orientar e provocar reflexões sobre o estilo de vida, como alimentação adequada, atividade física, uso de telas, a importância da presença dos pais, de colegas e da escola, das brincadeiras, sono adequado, uso de drogas, educação sexual e saúde mental”, enumera.
A profissional também é pediatra, com mestrado e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente. Ela destaca que o contato diário em consultas ajudou a perceber a necessidade da criação do material. “Foi através do atendimento em ambulatórios, junto aos meus alunos, que esse tema me chamou atenção”, reforça a professora.
A acadêmica do curso de Medicina da UFJF, Ana Beatriz Lanzieri, é coautora da obra. A participação da aluna é parte fundamental do projeto, já que o PIT visa incentivar o contato de estudantes de graduação com técnicas e métodos tecnológicos relacionados à área da saúde. “O projeto fez com que eu me aprofundasse em temas que não temos tanto contato durante a formação acadêmica, como o uso de telas e a importância do exemplo dos pais. Acredito que todos os alunos de Medicina, independente da especialidade que desejam seguir, devem ter conhecimento sobre esses assuntos para ajudar pais e crianças”, pontua Ana Beatriz.

Para a estudante, as orientações sobre estilo de vida saudável podem ajudar não apenas a tratar condições como obesidade infantil e demais doenças crônicas não transmissíveis, mas também a garantir a saúde física, cognitiva e mental e o bem-estar das crianças e adolescentes agora e no futuro. “O cuidado do profissional da saúde vai além de simplesmente tratar doenças, devemos cuidar para que o paciente tenha a melhor qualidade de vida possível”, afirma.
José Otávio Corrêa, superintendente do HU-UFJF e coordenador do PIT/PIC edição 2024/205, ressalta a relevância de projetos como esse para a formação de estudantes e profissionais da área da saúde. “Ficamos muito felizes com o PIT Ebserh 2024/2025. Mais ainda, quando nos manifestamos sobre projetos que produziram produtos, como esta cartilha. É evidente também que o projeto propiciou o desenvolvimento pessoal e profissional da acadêmica, promovendo pensamento crítico de forma a integrar saberes para prevenção e promoção da saúde”, finaliza.
Conheça o PIT
O Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) é iniciativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem como objetivo proporcionar o contato de estudantes de graduação com técnicas e métodos tecnológicos aplicados à área da saúde, além do estímulo ao desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico do aluno. Garante bolsas aos acadêmicos participantes e conta com reserva de vagas para as ações afirmativas.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Acesse a cartilha AQUI
Alice Lannes (estagiária) sob supervisão de Alessandra Gomes