Notícias
DIA E
HU-UFJF se prepara para mais um Dia E de Mutirão, com mais de 550 procedimentos programados
Estão programados 568 procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias. Foto: UCR 24
Juiz de Fora (MG) – Tudo pronto para mais um sábado de mutirão (13/09) no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Estão programados 568 procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias. A iniciativa faz parte do "Dia E – Ebserh em Ação", em parceria com o programa "Agora Tem Especialistas", do Ministério da Saúde (MS), e ocorrerá simultaneamente nos 45 hospitais da Rede Ebserh, com expectativa de realização de mais de 29 mil atendimentos: 1,9 mil cirurgias eletivas, 4,5 mil consultas especializadas, 22,7 mil exames especializados e terapias.
O mutirão será realizado com a convocação de pacientes que estão aguardando nas filas da Regulação. No sábado, serão oferecidos atendimentos de Oftalmologia, Bucomaxilofacial, Otorrinolaringologia, Urologia, Enfermagem, Ginecologia, Oncologia, Fonoaudiologia, Endoscopia, Coloproctologia, Radiologia Intervencionista, Cirurgia Torácica e Geral, Pneumologia, Cardiologia, Pediatria, Reumatologia, Odontologia, Endocrinologia, Neurologia, Ortopedia e Serviço Social. Em destaque, cirurgias para reverter disfunção erétil, artroplastia de quadril, biópsia de próstata via radiologia intervencionista e exame de ecocardiografia transtorácica, todos procedimentos especializados e de difícil acesso no SUS. Só este ano, já foram realizadas 147 cirurgias durante mutirões no HU-UFJF.

Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o Dia E demonstra o potencial da Rede Ebserh, destacando a parceria com o Ministério da Educação e Ministério da Saúde. “Com a oferta de mais exames, consultas, cirurgias e outros procedimentos, vamos continuar avançando para reduzir o tempo de espera por atendimentos pelo SUS. É mais saúde gratuita de qualidade para a população brasileira, ao mesmo tempo em que oferecemos um importante campo de prática para a formação e especialização para o corpo acadêmico dos hospitais universitários”, afirmou Chioro. Da Ebserh Sede, a supervisora de Contratos de Gestão da Vice-Presidência, Iris Vinha, vem acompanhar a ação no HU-UFJF.
O gerente de Atenção à Saúde do HU-UFJF/Ebserh, Dimas Araújo, afirma que os atendimentos e as cirurgias ocorrerão nas unidades Dom Bosco e Santa Catarina e vão envolver 120 profissionais. “Esta ação permitirá a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde, contribuindo também para a qualificação na formação dos alunos e residentes da UFJF”, ressalta.

Dia E contribuindo para o fortalecimento do SUS
O Dia E contribui para a redução das filas de espera do SUS em consultas, exames e cirurgias nas diversas especialidades da saúde. Essa é a segunda edição do Dia E neste ano. Em julho, foram realizados 12.464 procedimentos em todo país, sendo 10.160 exames, 1.244 mil consultas e 1.060 cirurgias.
Agora, em setembro, a mobilização também tem uma comemoração especial e simbólica para a saúde pública: o mutirão acontece no mês em que SUS completa 35 anos. O Projeto Dia E, neste formato em rede, iniciou em 14 de dezembro de 2024 e uma próxima edição está sendo programada para dezembro de 2025, totalizando três mutirões nacionais neste ano.
E você sabe como é organizado um mutirão nacional?
Para a ação, cada hospital mobiliza diversos setores, como administrativo, regulação, segurança, limpeza, recepção, portaria, equipe médica, de enfermagem e multiprofissional, centro cirúrgico, farmácia, insumos, almoxarifado, laboratório, imagem, logística e infraestrutura, processamento de materiais esterilizados, vigilância, transporte, hotelaria, rouparia, gestão de pessoas e comunicação.

Quem dá o pontapé inicial é a Presidência da Ebserh, que define uma data para o mutirão nacional. A partir daí, as gestões locais de cada hospital universitário se organizam junto com as equipes, formalizando uma programação. Os procedimentos a serem realizados são passados para o setor de Regulação, que entra em contato com a Prefeitura de Juiz de Fora, informando sobre as agendas de consultas e exames que estão programados. Diante das informações consolidadas, os agendamentos realizados, os espaços de atendimento definidos, as equipes se preparam para as atividades.
Camila Torres, chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico e Processamento de Material Esterilizado, lembra a importância da preparação para esse esforço de atendimento à população: “Para que uma cirurgia aconteça no mutirão, todo um preparo complexo já se iniciou há alguns meses. O planejamento considera questões técnicas, logísticas, adequação de escala dos trabalhadores. Tudo para garantir a segurança dos pacientes e a eficiência nos procedimentos”, finaliza.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Renata Guarino (estagiária) sob supervisão de Alessandra Gomes, com edição de Danielle Campos e Alessandra Gomes.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh