Notícias
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
HU-UFJF celebra 59 anos com abertura da Semana do HU e XXVI Semana Científica
Juiz de Fora (MG) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, na tarde desta terça-feira, 05, a abertura oficial da Semana do HU – 59 anos e da XXVI Semana Científica do HU-UFJF, com o tema “Transformações e Desafios na Saúde: Inovação, Cuidado e Liderança”. A programação segue até o dia 07 de agosto, em comemoração ao aniversário da instituição.
O evento busca fortalecer o diálogo entre ensino, pesquisa e assistência, apresentando inovações e reflexões que contribuam para a formação de profissionais e a melhoria contínua do cuidado prestado no HU. A solenidade reuniu autoridades, profissionais e acadêmicos no Auditório Gilson Salomão, na Unidade Santa Catarina, sob a coordenação da Gerência de Ensino e Pesquisa, por meio da Comissão de Residência Médica (Coreme) e da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (Coremu).
Estiveram presentes à solenidade: a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, professora Priscila de Faria, representando a reitora Girlene Alves e o vice-reitor Telmo Ronzani; a pró-reitora adjunta de Graduação da UFJF, Beatriz Francisco Farah, representando a pró-reitora de Graduação, Katiuscia Antunes; o superintendente do HU, Jose Otávio Corrêa; a gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Aline dos Santos; além de outras autoridades da universidade, representantes da Prefeitura de Juiz de Fora, docentes, acadêmicos, residentes e profissionais de saúde.
A diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh, Cristiane Carvalho Santos Melo, participou por vídeo, parabenizando o hospital pelo aniversário e pela iniciativa. “Celebrar quase seis décadas de história é reconhecer o papel essencial que este hospital desempenha na formação de profissionais de saúde, na assistência qualificada e na produção de conhecimento. A Semana Científica reforça esse propósito ao estimular o pensamento crítico, valorizar a ciência e fomentar soluções reais para os desafios da saúde.”
Para o superintendente do HU-UFJF, José Otávio Corrêa, a Semana é um momento de aprofundamento, aprendizado, discussão e reflexão. “Estamos visando aprimorar habilidades, competências e conhecimentos para atuarmos de forma mais eficaz no sistema de saúde brasileiro. Somos um hospital universitário e temos a responsabilidade de formar recursos humanos. Isso é um diferencial, é um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma.
A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, Priscila de Faria Pinto, ressalta a responsabilidade institucional com a qualidade do ensino oferecido. “Somos capazes de atender não só Juiz de Fora, mas muitos municípios ao redor. Isso reafirma o compromisso da UFJF como universidade pública, gratuita, socialmente referenciada e que tem a missão de oferecer um ensino de qualidade. E isso não seria possível, dentro de Juiz de Fora, sem a existência do HU”, destaca.
A pró-reitora adjunta de Graduação da UFJF, Beatriz Francisco Farah complementa: “Não há como construir o futuro sem rever a história que consolida nossas raízes. Celebramos quase seis décadas de compromisso do HU com a saúde, com a ciência e com a formação de profissionais qualificados, com responsabilidade social, que fazem a diferença no SUS.”
Por fim, a gerente interina de Ensino e Pesquisa do HU-UFJF, Aline Barreto dos Santos, destaca que a iniciativa fortalece ainda mais a integração entre ensino, pesquisa e assistência. “Essa é a nossa missão e o nosso diferencial em relação aos demais hospitais. Os temas escolhidos para essa semana, como bioética, inovação, liderança, saúde mental e inovação, são relevantes e atuais, e pretendem provocar reflexões e ampliar nossa visão”.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais, com contribuições de Lara Rezek e Millena Martins (estagiárias) sob supervisão de Alessandra Gomes