Notícias
RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
Estudo realizado por equipe do HU-UFJF tem destaque em publicação internacional de Radiologia
Juiz de Fora (MG) – A European Radiology, uma das revistas científicas internacionais mais respeitadas de Radiologia, publicou recentemente um artigo assinado por profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF). Os autores são o preceptor da Residência em Radiologia do HU Vinícius Neves, as residentes Sarah Verdan e Maria Helena Moreira, além de médicos radiologistas do Brasil e profissionais do Canadá (Universidade de Toronto) e Estados Unidos (Universidade de Stanford). O HU-UFJF é um dos 45 hospitais geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Intitulado “Ultrasound-derived fat fraction for diagnosing hepatic steatosis: a systematic review and meta-analysis” (“Fração de gordura derivada de ultrassom para diagnóstico de esteatose hepática: uma revisão sistemática e meta-análise”, em tradução livre), o artigo sintetiza as melhores evidências disponíveis sobre o tema. Sarah Verdan explica que se trata de uma revisão de pesquisas já realizadas sobre o uso da fração de gordura derivada do ultrassom (UDFF) no diagnóstico da esteatose hepática (gordura no fígado), tendo como padrão de referência a ressonância magnética com técnica de Proton Density Fat Fraction (MRI-PDFF)”.
A European Radiology publica estudos originais de alta qualidade científica que contribuem para o avanço das técnicas de imagem e da prática radiológica em todo o mundo. “Ter um artigo aceito nessa revista representa um importante reconhecimento da relevância e da qualidade metodológica da pesquisa desenvolvida, aumentando as chances de o artigo se tornar uma referência e ser citado em publicações futuras”, destaca a médica.

Vinícius Neves também ressalta a relevância da divulgação de um trabalho deste porte para o hospital: “Essa publicação reforça o papel do HU-UFJF como um centro de excelência em ensino, assistência e pesquisa. Ela demonstra ser possível desenvolver ciência de alto nível em instituições públicas fora dos grandes centros tradicionais”.
Segundo o profissional, é positivo que a instituição apoie projetos científicos durante a residência médica. “Incentivamos constantemente nossos residentes a se envolverem com pesquisa e produção científica. Esse tipo de conquista ajuda a criar uma cultura de valorização da ciência e do pensamento crítico dentro do nosso programa de residência”, diz. Sarah complementa: “É uma forma de contribuir para a projeção da instituição, o nome do hospital foi citado em todas as etapas, desde os resumos apresentados até a publicação final”.
São experiências que acrescentam na formação da residência e, consequentemente, impactam positivamente o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O HU-UFJF realiza tratamento de esteatose hepática dentro do Ambulatório de Hepatologia Esteatose.
Saiba mais
O que é esteatose hepática?
A esteatose hepática, também conhecida como “fígado gorduroso”, é uma condição em que ocorre acúmulo de gordura nas células do fígado. Ela pode variar desde formas leves, geralmente assintomáticas, até quadros mais avançados, que podem evoluir para inflamação, fibrose e, em casos mais graves, cirrose hepática.
Causas e sintomas
As principais causas incluem obesidade, diabetes, resistência à insulina, consumo excessivo de álcool, alterações metabólicas e uso de certos medicamentos. Muitas vezes, a esteatose hepática não apresenta sintomas específicos e é descoberta em exames de rotina. Quando há manifestações clínicas, elas podem incluir fadiga, desconforto abdominal e, em estágios avançados, sinais de doença hepática crônica.
Diagnóstico a esteatose hepática
Segundo Sarah, o diagnóstico pode ser feito por diferentes métodos. Exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética, conseguem identificar a gordura no fígado. Além disso, exames laboratoriais podem mostrar alterações hepáticas, e em alguns casos a biópsia ainda é utilizada como padrão-ouro. “No caso da minha pesquisa, o foco é avaliar técnicas de imagem não invasivas, como a ultrassonografia quantitativa e a ressonância magnética”, frisou.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Lara Rezek (estagiária) sob supervisão de Alessandra Gomes e Neurizete Duarte, com revisão de Danielle Campos