Notícias
EBSERH EM AÇÃO | AGORA TEM ESPECIALISTAS
Dia E no HU-UFJF: 397 atendimentos especializados foram ofertados neste sábado (13)
Juiz de Fora (MG) – No último sábado (13), os 45 Hospitais Universitários Federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participaram de mais uma ação concentrada de atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) foi um dos integrantes do mutirão “Dia E – Ebserh em Ação”, realizando 397 atendimentos com pacientes que aguardavam nas filas da Regulação. A mobilização nacional foi idealizada pela estatal, em parceria com o Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS).
Iris Vinha, supervisora de Contratos de Gestão da Vice-Presidente da Ebserh, acompanhou de perto as atividades no HU-UFJF. “Mais uma ação da nossa empresa junto ao Ministério da Saúde e ao “Agora Tem Especialistas”. Estamos hoje em todo o Brasil com mais de 30 mil procedimentos sendo realizados simultaneamente nos nossos 45 hospitais, e aqui em Juiz de Fora com quase 400 procedimentos. É um momento muito importante para a gente, quero agradecer à equipe do hospital, que está aqui participando ativamente, e à população que está recebendo esse acesso a essa importante ação da Ebserh”, ressaltou.
O secretário municipal de Saúde de Juiz de Fora, Jonathan Tomaz, esteve presente e destacou a importância dos mutirões para a população da cidade e região. “Vai ao encontro das diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Eles trazem acesso rápido e de qualidade para a população, fazendo assim que a fila de espera seja reduzida”, declarou.
Durante a ação, foram ofertados atendimentos nas especialidades de: Oftalmologia, Bucomaxilofacial, Otorrinolaringologia, Urologia, Enfermagem, Ginecologia, Oncologia, Fonoaudiologia, Endoscopia, Coloproctologia, Radiologia Intervencionista, Cirurgia Torácica e Geral, Pneumologia, Cardiologia, Pediatria, Reumatologia, Odontologia, Endocrinologia, Neurologia, Ortopedia e Serviço Social. Esse número foi oito vezes maior do que a primeira edição do mutirão de 2025, realizado em 05 de julho.
O resultado reflete o esforço dos profissionais para ampliar e qualificar os serviços oferecidos. Segundo o superintendente do HU-UFJF, José Otávio Corrêa, a ação mobilizou toda a instituição e reforçou o compromisso no atendimento à população. “O nosso mutirão foi um sucesso. Um sucesso que contou com a participação de alunos, residentes, professores, trabalhadores do HU de todos os vínculos e terceirizados, da Gerência de Ensino e Pesquisa, da Gerência Administrativa, da Superintendência, da Gerência de Atenção à Saúde, da nossa Comunicação. Foi uma grande participação da equipe, com a realização de muitos procedimentos. Ver os usuários do SUS felizes, agradecendo, foi realmente muito bom, contagiante, e trouxe um gás muito grande para os próximos, que naturalmente virão”.
Pela saúde pública
O “Dia E – Ebserh em Ação” é uma resposta concreta para os usuários do SUS que estão aguardando o atendimento especializado. Durante o mutirão, os pacientes compartilharam suas histórias e relataram a importância desta ação para o acesso à saúde. É o que conta Cláudia de Paula, mãe de João Vitor, 11 anos, que realizou, durante o mutirão, cirurgia para retirada da adenoide e das amígdalas. “Estávamos esperando na fila há uns quatro anos. Ele sofre muito com isso, mas, graças a Deus, agora fez a cirurgia. Posso ficar mais tranquila quando ele estiver dormindo, pois, quando ele dormia, prendia a respiração, e eu acordava assustada”, explica.
Para o residente Luiz Müller, integrante da equipe de Otorrinolaringologia que realizou a cirurgia do João Vitor, atuar no mutirão foi uma oportunidade de contribuir ainda mais com a saúde pública. “Fizemos sete cirurgias de adenoamigdalectomia, que é a retirada da adenoide e das duas amígdalas. Esse mutirão foi muito importante para que essas crianças consigam ter uma qualidade de vida melhor. Já do ponto de vista da formação, é excelente para nós, para que a gente possa ter um maior volume cirúrgico e também consiga uma demanda melhor”, pontua.
Esta segunda edição do Dia E em 2025 foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do SUS. Com essa mobilização, a Rede Ebserh realizou 34.290 atendimentos em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição do mutirão deste ano, em 5 de julho. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão em rede.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Bruna Naiuri (estagiária) sob supervisão de Alessandra Gomes, com edição de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh