Notícias
SIMPÓSIO INTERNACIONAL
Simpósio Internacional de Neurociências e Pediatria reúne pesquisadores, gestores e profissionais de saúde
Juiz de Fora (MG) – O “I Simpósio Internacional de Neurociências e Pediatria da Zona da Mata: fortalecendo redes de atenção à saúde da criança com transtornos do neurodesenvolvimento e lesões cerebrais” promoveu importante troca de conhecimento e experiências nos dias 06 e 07 de novembro, no auditório do Museu de Arte Murilo Mendes e com transmissão ao vivo pelo YouTube. Foram mais de 500 inscritos para as modalidades presencial e online. O evento foi promovido pelo Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e pelo Laboratório Interdisciplinar de Neurodesenvolvimento Humano (LINHA/PPG-Psi), em colaboração com o Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Houve um diálogo com pesquisadores nacionais e internacionais, com destaque para a Profa. Dra. Miriam Beauchamp, da Université de Montréal e da McGill University, titular da Cátedra de Pesquisa do Canadá sobre Lesões Cerebrais Traumáticas em Crianças; gestores, profissionais de saúde de serviços assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS), graduandos e pós-graduandos. O objetivo foi incentivar a construção de redes intersetoriais e interdisciplinares de cuidado que integrem práticas inovadoras e baseadas em evidências, promovendo a implementação de políticas públicas que promovam a integralidade e a equidade no atendimento à saúde da criança.
Houve mesas redondas, conferências e debates interativos, cujos temas envolveram inovações nas áreas de neuropediatria, psiquiatria, neuropsicologia e fisioterapia pediátrica, com abordagem integrativa buscando unir conhecimentos da neurociência do desenvolvimento e da saúde coletiva, contribuindo para um atendimento mais eficaz e humanizado.
A mesa de abertura contou a presença da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF, Priscila de Faria, que representou a reitora Girlene Alves; do superintendente do HU-UFJF, Dimas Araújo; do gerente de gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFJF, José Otávio Corrêa; e da professora Nara Andrade, coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Neurodesenvolvimento Humano-LINHA do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF, organizadora do simpósio.
“Esse simpósio se caracteriza por um formato dialógico e colaborativo que promove a integração entre diferentes áreas do conhecimento e setores da sociedade. Oferece uma oportunidade única para discutir as melhores práticas e estratégias de cuidados com a criança, com especial ênfase nas políticas públicas que promovem a integridade e a equidade nos cuidados com a saúde. Eventos científicos como esses não apenas impulsionam a evolução do conhecimento, mas também são essenciais para a criação de uma base sólida que sustente a aplicação de soluções práticas e o fortalecimento das políticas públicas de desenvolvimento sustentável e equitativo de diversos setores da sociedade”.
Priscila de Faria Pinto – pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF
“O simpósio foi um projeto grandioso, porque além da integração ensino/serviço, que envolve alunos, residentes, professores e preceptores, há também uma proposta extremamente importante de qualificação e integração com a rede de atenção à saúde na área de neuropediatria. E esta é uma das grandes funções de um hospital de ensino, a de qualificação das equipes. O que diferencia os hospitais universitários, e que temos que fortalecer sempre, é o nosso contato com a Universidade. Contamos com corpo técnico de professores, pesquisadores e alunos envolvidos em projetos de produção de conhecimento e qualificação profissional. O hospital universitário entra em 2025 em um momento ímpar, em que podemos planejar nossas atividades junto da Universidade para alinharmos ensino e pesquisa, já que estamos montando o novo hospital”.
Dimas de Araújo – superintendente do HU-UFJF/Ebserh
O simpósio internacional foi fruto da articulação bem-sucedida entre a Gerencia de Ensino e Pesquisa do HU-UFJF com o Laboratório Interdisciplinar de Neurodesenvolvimento Humano. Mostrou que a integração entre as Unidades Acadêmicas da UFJF e o HU somam forças para promovem grandes ações. A ciência é uma atividade social e, portanto, precisa ser divulgada, debatida e refletida. Eventos científicos como este fazem parte da comunicação da ciência e permitem aos seus participantes, além de acesso às informações atualizadas nas suas áreas profissionais e de estudo, uma facilidade maior nas relações e trocas que vão se estabelecendo entre profissionais e pesquisadores”.
José Otávio Corrêa – gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFJF/Ebserh
“Este evento foi construído coletivamente para constituir-se como espaço de dialógico e promove o encontro entre as neurociências do desenvolvimento e a saúde coletiva para abordar temas críticos e complexos como os transtornos do desenvolvimento e as lesões cerebrais na infância. Almeja conhecimento transnacional, onde saberes acadêmicos e experiências profissionais se unem para fortalecer redes de atenção, ancoradas em políticas públicas baseadas em evidências científicas. Nosso compromisso reside na transformação da prática em práxis, como nos convida Paulo Freire, que implica a ação e a reflexão dos seres humanos sobre o mundo para transformá-lo. A práxis contribui para a construção de um Sistema Único de Saúde qualidade, comprometido com os princípios de equidade, diversidade e inclusão”.
Nara Andrade – professora e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Neurodesenvolvimento Humano-LINHA
"Acho legal essa experiência internacional que tivemos na primeira palestra, algo que não temos tanto contato na grade curricular em si. É muito legal poder aprender com experiências que vêm de fora e com essa prática."
Natan, 22 anos – estudante de Medicina
"Acho muito importante esse tipo de evento internacional, que importa esse conhecimento de fora e traz essas áreas que não temos muito contato, como neurociência e pediatria. E sair da rotina prática do HU para vir pra cá, aprofundar na teoria, é muito legal mesmo."
Mariana, 23 anos – estudante de Medicina
"Sou de Maripá de Minas. Nosso município está interessado em que as crianças avancem com saúde e competência para os desafios da alfabetização e as aprendizagens escolares. Quando fiquei sabendo do evento, convidei minha equipe para descobrirmos, por meio da neurociência, quais instrumentos nós temos para ajudar as crianças desde a primeira infância e o ensino fundamental. Eu tenho procurado muito a neurociência para o meu trabalho, e muitas coisas estão coincidindo com o que está sendo falado aqui. No sentido que nós temos que rastrear as crianças até antes delas chegarem na escola. Temos que observar o neurodesenvolvimento delas, e onde encontrarmos problemas, tratar de uma vez."
Dalva Amorim – consultora educacional
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Rafael Malagoli e Esther Teodoro (estagiários) sob supervisão de Alessandra Gomes