Notícias
PIC/EBSERH
I Encontro Científico do Programa de Iniciação Científica apresenta pesquisas aprovadas
Dez alunos bolsistas do Programa de Iniciação Científica (PIC/Ebserh) tiveram a oportunidade de apresentar os resultados de suas pesquisas desenvolvidas no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF, sob gestão da Ebserh) durante o I Encontro Científico do Programa de Iniciação Cientifica do HU-UFJF/Ebserh.
O evento aconteceu no dia 20 de junho, no Auditório Gilson Salomão, na Unidade Santa Catarina. Estiveram presentes também o superintendente do HU, Dimas Araújo, o gerente de Ensino e Pesquisa, José Otávio Corrêa, e os docentes da UFJF com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, os professores doutores Ademar Alves da Silva Filho e Cláudio Teodoro de Souza. Os dois últimos foram os responsáveis por avaliar o relatório final dos discentes, e também por levantar questões pertinentes sobre as pesquisas e a apresentação.
O superintendente do HU, Dimas Araújo, elogiou o PIC, o investimento que a Ebserh vem fazendo na formação de pesquisadores, porque “incentiva os alunos a uma das funções da Universidade, que é a produção de conhecimento. É preciso investir em pesquisas que geram frutos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para o país”, assegura.
Para o gerente de Ensino e Pesquisa, José Otávio Corrêa, o PIC está ajudando a formar recursos humanos na área da saúde: “vocês, alunos, foram escolhidos para serem formados e ajudar pessoas no futuro, é uma etapa importante na vida de vocês”, afirmou. Ele também destacou que os discentes estão sendo capacitados, extraindo todo o conhecimento dos professores orientadores.
A acadêmica do 10º período de Odontologia, Victória Boëchat, contemplada com uma das bolsas de iniciação científica, diz estar agradecida ao HU e ao CNPq pela oportunidade. “A participação no PIC foi de suma importância para definir a escolha pelo mestrado, principalmente por ter vivido a experiência da metodologia científica. Além disso, a participação, juntamente com os produtos gerados, foi determinante para minha aprovação em 1º lugar no mestrado em Odontologia na UFJF, já que minha pontuação curricular foi alta por conta dessa participação”, comemora.
O acadêmico Icaro Rodrigues Andrade, do 10° período de Medicina da UFJF, também bolsista no programa, afirma que a oportunidade representa para ele uma porta de entrada ao universo da pesquisa, permitindo desenvolver habilidades e experiências essências para a formação do profissional de saúde.
Além disso, despertou o pensamento crítico e interesse pela área acadêmica, dando a oportunidade de trabalhar em conjunto com alunos da pós-graduação em saúde da UFJF, bem como de ser orientado por profissionais que são referências. “Foi possível também conhecer a realidade do cenário de pesquisa no serviço público brasileiro e aprimorar a habilidade de superar desafios inerentes à sua prática. Portanto, considero que essa oportunidade foi de grande enriquecimento para minha formação acadêmica e profissional”, salienta.
A pesquisa desenvolvida por Icaro possui o objetivo de estimar a frequência da infecção por Chlamydia trachomatis no colo uterino em mulheres jovens assintomáticas atendidas no HU-UFJF. Essa infecção bacteriana é uma das maiores causas de adoecimento de indivíduos sexualmente ativos. Se não diagnosticada e tratada corretamente, pode causar diversas complicações, sobretudo ginecológicas e obstétricas, mesmo em mulheres assintomáticas. Dessa forma, é de suma importância pesquisar e conhecer melhor essa doença, pontua o acadêmico.
Sobre o I Encontro Científico do Programa de Iniciação Científica, Icaro assegura que é importante ter esse espaço, em que temos a possibilidade de debater e compartilhar o conhecimento científico. “Isso é de extrema relevância para desenvolver nosso aprendizado e senso crítico. Por divulgar os resultados das pesquisas realizadas, o evento ainda contribuirá para a valorização e estímulo da pesquisa”, finaliza.
PIC/EBSERH
O Programa de Iniciação Científica é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Visa implementar programas e projetos de desenvolvimento científico na área de ciência e tecnologia em saúde em Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh, e financia 328 bolsas em todo o país.
No HU-UFJF, foram oferecidas dez bolsas no valor de R$ 700,00 mensais pelo período de 12 meses. Participaram da seleção graduandos de diversas áreas da UFJF, não necessariamente da saúde, desde que os projetos de pesquisa sejam executados no HU-UFJF, dentro de uma das linhas de pesquisa contempladas no edital.
Entre os objetivos, está a consolidação e o fortalecimento da metodologia científica na busca de soluções de problemas enfrentados no cotidiano do HU-UFJF, contribuindo, assim, para sua melhoria. Também pretende incentivar os profissionais envolvidos em pesquisa no âmbito hospitalar e promover o contato de estudantes de graduação nas atividades de iniciação científica e/ou tecnológica do HU-UFJF com técnicas e métodos científicos aplicados à área da saúde, despertando a vocação científica e incentivando talentos potenciais.