Notícias
DEZEMBRO VERMELHO
Profissionais do HU promovem ação sobre prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis
Prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) foi tema de roda de conversa entre adolescentes sentenciados ao cumprimento de medida socioeducativa e profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF, sob gestão da Ebserh).
A iniciativa faz parte da campanha Dezembro Vermelho, que se dedica a debater o assunto, principalmente a IST causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Os adolescentes puderam se informar sobre as principais doenças sexualmente transmissíveis, formas de prevenção, acesso a testes, medicamentos e tratamentos.
A ação foi uma parceria com a equipe multiprofissional do Polo de Evolução em Medidas Socioeducativas (PEMSE/JF). Além da roda de conversa, foram distribuídos folders, preservativos e cartazes, fornecidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento de Juiz de Fora (CTA/JF) e pelo Serviço de Atenção Especializada de Juiz de Fora (SAE/JF).
A roda de conversa foi promovida pelo infectologista e chefe da Divisão Médica do HU, Ronald Kleinsorge Roland, a assistente social Raphaela Receputi e as residentes Jéssica Teixeira e Laura Marçola, do Programa de Resistência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar.
Ronald Roland reforça que este tipo de ação, além de promover a educação em saúde para além do âmbito hospitalar, refina o papel do Hospital Universitário e evidencia a importância do trabalho multidisciplinar. Neste caso, se tratando da vulnerabilidade destes adolescentes, proporciona, também, a atenção e o cuidado que eles precisam e merecem.
Para assistente social Raphaela Receputi, iniciativas assim são extremamente importantes, pois contribuem para o alcance do comportamento sexual seguro dos jovens, esclarecem sobre as formas de transmissão/prevenção, orientam sobre o acesso à rede de serviço de referência e contribuem para a “quebra” de estigmas e preconceitos que permeiam a infecção pelo HIV.