Notícias

ABASTECIMENTO

Obra aumenta capacidade de abastecimento de oxigênio no HU-UFJF

Com maior capacidade de armazenamento, a frequência de reposição é reduzida, garantindo maior segurança e melhorando a logística
Publicado em 29/06/2021 09h57 Atualizado em 29/06/2021 10h16
Oxigênio - HU - Santa Catarina.jpg

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Ebserh) inaugurou esta semana uma obra que possibilitou a instalação de dois tanques de 4950m³ de oxigênio e nitrogênio na Unidade Santa Catarina. O aumento da capacidade de armazenamento será 4 a 5 vezes superior à atual.

Oxigênio - HU - Guincho.jpgCom a instalação dos novos tanques, é possível aumentar a capacidade de armazenamento e disponibilidade de oxigênio e ar comprimido. Segundo a responsável pela Unidade de Abastecimento e Dispensação do Hospital Universitário, Eunice Baeta, o impacto é positivo, “pois com maior capacidade de armazenamento, a frequência de reposição é reduzida, melhorando a logística e reduzindo o risco de desabastecimento de oxigênio, em virtude da crescente demanda nacional deste gás medicinal, para atendimento dos pacientes acometidos com Covid-19”.

O financiamento da obra foi de responsabilidade da empresa White Martins, com a qual a instituição possui contrato formalizado para abastecimento de gases medicinais, entre eles o oxigênio. No entanto, o Setor de Infraestrutura Física está acompanhando todo o processo. Como afirma o engenheiro mecânico do HU-UFJF, Luiz Antônio de Sousa, além de segurança, a obra proporciona adequação a normas.

A White Martins sugeriu a obra para aumentar a capacidade de abastecimento de oxigênio. Ela mesma contratou uma empresa, está sendo sem custos para o HU, mas a equipe de infraestrutura está acompanhando tudo. O que traz de positivo é principalmente a questão de segurança, tanto em não faltar oxigênio no hospital, garantir o abastecimento, quanto na questão de adequação e respeito a normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, esclarece Luiz Antônio.

Infraestrutura, Trânsito e Transportes