Notícias
Avaqualis
HC-UFU apresenta resultados da Avaliação Interna Total da Qualidade referentes a 2021
A Comissão de Avaliação Interna da Qualidade (AVAQualis) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou no período de 08 de dezembro de 2021 a 16 de fevereiro de 2022 o 2º ciclo de avaliação total dos processos do Hospital, que foram verificados de acordo com os requisitos previamente estabelecidos no manual do Programa e Selo EBSERH de Qualidade.
Por meio da avaliação interna é possível a instituição identificar a conformidade dos seus processos em relação aos requisitos do Selo EBSERH de Qualidade, que estabelece as categorias bronze, prata, ouro e diamante para definir o nível de maturidade dos processos organizacionais.
No manual constam 922 requisitos que foram distribuídos e avaliados nas unidades do hospital, considerando os seus processos. Vários destes requisitos foram analisados em mais de uma unidade organizacional, totalizando 1474 itens verificados pela comissão.
É importante ressaltar que um requisito avaliado em diversas áreas é considerado conforme no relatório final (consolidado) somente quando o mesmo obtém conformidade evidenciada em 80% ou mais das áreas analisadas.
Abaixo apresentamos a conformidade dos requisitos avaliados no HC-UFU em 2021:
Acesse aqui o painel gerencial com os resultados detalhados da 2º Avaliação Interna da Qualidade do HC-UFU (2021).
Podemos constatar que de todos os requisitos essenciais (RE) 61% foram considerados conformes , o que demonstra que ainda precisamos evoluir e atingir a conformidade dos outros 39% restantes, possibilitando o alcance do nível de maturidade do selo bronze .
Na tabela abaixo apresentamos a comparação dos resultados da primeira avaliação realizada em 2019, com os resultados da avaliação realizada em 2021.
Podemos observar que em relação à primeira avaliação, em 2021 houve uma diminuição de 5% na conformidade geral (considerando todos os requisitos do manual). Também houve uma diminuição de 9% na conformidade dos requisitos essenciais , entretanto, temos que considerar que com a alteração no manual da qualidade em novembro de 2021, houve um aumento de 18% no número de requisitos essenciais, o que possivelmente impactou na variação negativa de conformidade destes requisitos.
Os relatórios da avaliação foram encaminhados para as áreas e planos de ações deverão ser elaborados pelas equipes para adequação das não conformidades e oportunidades de melhorias apontadas. O Setor de Gestão da Qualidade (STGQ) auxiliará com ferramentas de priorização, elaboração e monitoramento das ações.
Por fim, a Comissão agradece a participação e empenho de todos os profissionais do HC-UFU junto a este processo e ratifica que as avaliações têm como foco principal a melhoria contínua dos processos e aprendizado organizacional.