Notícias
Humanização
Iniciativa do Serviço de Humanização do HC-UFU vira Resolução e vai garantir auxílio transporte às mães de bebês em Unidades de Alto Risco
Mais de 200 mulheres ganham bebê todos os meses no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Para as famílias, receber o bebê em casa é uma enorme alegria, mas nem sempre ele pode receber alta ao mesmo tempo que a mãe e precisa ficar hospitalizado mais algum tempo para reestabelecer a saúde e ir para casa.
O número de bebês que ficam internados pode chegar a até 15% do total e, destes, alguns ficam por períodos prolongados. Nestes casos, para amamentar e ficar perto do bebê, a mãe tem que deslocar-se de casa até o hospital uma ou mais vezes ao dia, o que pode sobrecarregar o orçamento familiar.
Pensando nisso, o Serviço de Humanização do HC-UFU/Ebserh sempre buscou alternativas para a obtenção de recursos para auxiliar no custeio do trajeto das mães que, comprovadamente, são consideradas de baixa renda. Em 2015, a equipe de Humanização do HC-UFU solicitou apoio ao Ministério Público Estadual para garantir recursos para estes casos. O resultado deste empenho veio na semana passada, com a publicação da Resolução nº 1 de 2022, no Diário Oficial do Município de Uberlândia*, que garante a essas mães a gratuidade na tarifa do transporte coletivo, que será custeada pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia.
A medida vale para as mães, com domicílio em Uberlândia, de crianças internadas nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, no berçário de alto risco e no Setor de Cardiologia Pediátrica do HC-UFU/Ebserh e do Hospital e Maternidade Municipal.
As dificuldades de custear o deslocamento até o hospital, a necessidade de as mães acompanharem a internação de seus bebês e os benefícios da amamentação materna para a recuperação e manutenção da saúde das crianças foram alguns dos pontos que justificaram a concessão do direito, que será garantido enquanto durar a internação da criança.
Lêda Márcia Viana Santos Borges, idealizadora do projeto e coordenadora do Serviço de Humanização do HC-UFU/Ebserh comemora a publicação. “Fiquei muito emocionada quando vi a publicação da Resolução. A gente lutou muito por isso e hoje é uma alegria muito grande ver o resultado. Não tem alegria maior do que ver uma mãe junto com seu filho, mantendo o vínculo afetivo”, contou.
Maria é mãe da Alice (nomes fictícios) e, mesmo antes do parto teve uma rotina de diversas idas e vindas ao hospital. Assim que nasceu, Alice precisou ficar internada no HC-UFU onde permaneceu por mais de cinco meses. “Nós planejamos tudo para esta segunda gestação, mas fomos surpreendidos pelo diagnóstico que recebemos das alterações de saúde da Alice. Nós fazíamos visitas diárias ao hospital e, neste tempo, convivi com mães que tiveram o orçamento muito afetado devido à internação prolongada dos bebês”, relembrou Maria.
Maria relata ainda que, no tempo em que esteve com Alice no hospital, se surpreendeu com as ações realizadas pelo Serviço Social e de Humanização. “Muitas famílias não tinham nenhuma rede de apoio e foram muito apoiadas pelas equipes do Serviço Social e da Humanização então, ver o resultado dessas ações rendendo frutos para o auxílio financeiro a essas famílias é muito gratificante”, contou.
Como funciona?
Para solicitar o auxílio, é preciso que a mãe procure o Serviço Social da Unidade em que o bebê está internado para obter os documentos solicitados para o cadastro. Em seguida, é necessário que a mãe compareça ao Setor de Gratuidade do Terminal Central (Avenida João Pinheiro, 112, 2º piso, Centro) com a seguinte documentação: RG e CPF, comprovante de residência, título de eleitor, relatório médico atualizado que comprove a internação da criança, autodeclaração de baixa renda (Anexo I da Resolução que pode ser encontrada neste link).
Serão concedidos os vales-transporte referentes ao trajeto de ida e volta para o período de internação até a data prevista da alta.
Sobre a Rede Ebserh
Desde maio de 2018, o HC-UFU faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.
* Foi publicada nova Resolução sobre o tema em 05 de abril de 2022, atualizando o texto e orientações sobre o procedimento. A publicação pode ser encontrada neste link ou no pdf abaixo.