Notícias
COMEMORAÇÃO
HC-UFU/Ebserh celebra 55 anos com entrega de nova Pediatria e Plano de Prevenção a Incêndio
Uberlândia (MG) – O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) de 2018, entregou a nova estrutura física que abriga os 34 leitos da enfermaria da Pediatria e a obra de implantação do PCI – Setor 2 (Prevenção a Incêndio). As inaugurações foram parte das comemorações pelos 55 anos da instituição, celebrados nesta terça-feira (26). A solenidade reuniu autoridades, gestores, trabalhadores e a comunidade acadêmica.
O vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, mencionou uma reunião de trabalho com o prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, em Brasília, cujo objetivo foi fortalecer a inserção do HC-UFU no sistema local de saúde e pensar caminhos de ensino dentro do que ele chamou de “rede-escola, a maior rede de hospitais públicos universitários do Sul-Global”. Também presente no evento, o prefeito enfatizou: “O relacionamento com a Universidade Federal de Uberlândia, com o Hospital de Clínicas, tomou um novo caminho. Temos trabalhado uma parceria hoje mais forte, facilitando o acesso às nossas instituições”.
Sobre o papel dos dois hospitais gerenciados pela Ebserh no Triângulo Mineiro, o HC-UFU e o HC-UFTM (em Uberaba), Beltrammi classificou como “absoluto” o nível de integração da estatal com os dois sistemas macrorregionais (norte e sul) de saúde. “São duas regiões prósperas, urgentes, que não param de crescer. E a discussão desses sistemas de saúde nos interessa profundamente para a tarefa de fazer o cuidar, no diário, em atenção especializada, ambulatorial, hospitalar, de procedimentos eletivos e reabilitação”, afirmou o gestor da estatal. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra 45 hospitais universitários federais apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Potência no cuidado em saúde
Segundo André Luiz de Oliveira, superintendente do HC-UFU, o hospital, com atendimento 100% via SUS, realiza, em média, 17.215 consultas, 67.080 exames e 2.575 cirurgias por mês. São 532 leitos, nesse momento, e mais de 90 mil m² de construção. “Somos referência para uma macrorregião inteira. Mas, por algumas linhas de cuidado, nós somos responsáveis ainda para uma região muito maior, em torno de 86 municípios, com 2,8 milhões de pessoas referenciadas. E esse público depende da nossa estrutura multiprofissional e de alta complexidade”, disse.
O reitor da UFU, Carlos Henrique Carvalho, assinalou que o Hospital se tornou um “patrimônio inestimável não apenas da nossa universidade, mas também da cidade de Uberlândia e de toda a região”. São, segundo ele, 27 municípios contratualizados com atendimento de porta aberta. “É nele que se formam gerações de profissionais que levam o nome da UFU para todo o Brasil. É nele, também, que se desenvolvem pesquisas e práticas que transformam vidas, que oferecem respostas às necessidades do nosso Sistema Único de Saúde e que reafirmam a relevância social da universidade pública brasileira”, disse.
Novas entregas
A nova estrutura física de 34 leitos da enfermaria da Pediatria foi pensada para garantir mais qualidade e humanização no atendimento às crianças menores de 13 anos com condições clínicas, oncológicas e cirúrgicas, suas famílias e acadêmicos. Fica em uma área mais próxima de exames de imagem e laboratoriais, facilitando o acesso ao centro cirúrgico e à UTI Pediátrica.
A comitiva acompanhou também a implementação do Projeto de Combate a Incêndio (PCI) – Setor 2 do HC-UFU. A obra, de mais de R$ 6 milhões, foi viabilizada com recursos da Ebserh e abrange uma área de mais de 27 mil m², contemplando os blocos 2V, 4F, 2W, 2P, 2Q, 2Z e 4B. Ela se soma à entrega do projeto de combate a incêndio do Bloco 8DJU, concluída em agosto do ano passado, que abrange uma área de 32 mil m².
Redação: Maria Carolina Frigo Maschio e Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh