Notícias
ENSINO
HC-UFU cria sistema que facilita a reserva de espaços de ensino
Maior prestador de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) é o primeiro no ranking dos maiores hospitais universitários da rede de ensino do Ministério da Educação (MEC). Assim, ao mesmo tempo em que presta atendimento assistencial à população de Uberlândia e região, o HC-UFU também é um ambiente de ensino.
A vinculação do HC-UFU à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) reforça ainda mais a característica formativa do hospital, uma vez que uma das finalidades da Ebserh é priorizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto, os espaços educativos têm fundamental importância na composição da estrutura física do hospital. Neles, docentes das unidades acadêmicas da UFU, em especial as correlacionadas às Ciências da Saúde, têm a possibilidade de dialogar e formar discentes e residentes da Universidade.
O Setor de Gestão de Ensino (SEGE) do HC-UFU é o responsável pelo gerenciamento do uso dos ambientes formativos presentes no hospital. Como explicou Tatiany Calegari, chefe do setor, o HC-UFU “está num momento de reorganização do espaço físico para propiciar que esse espaço seja utilizado pelo maior número de estudantes, residentes e docentes”. A intenção é garantir o melhor aproveitamento das salas para que elas não fiquem subtilizadas, esclareceu.
A gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFU, Alessandra Carla de Almeida Ribeiro, pontuou que as melhorias no gerenciamento dos espaços foram motivadas por demandas de alunos e professores. “Além de facilitar o processo de reserva de espaços de ensino, o novo fluxo garante ainda transparência na agenda de utilização de salas”, explicou Alessandra.
Os agendamentos podem ser feitos por docentes, residentes, coordenadores de residência e supervisores de programas de residência médica. Aos docentes ligados a alguma disciplina, é necessário que a coordenação do curso de graduação envie um documento ao SEGE de solicitação do espaço para estágio ou para aulas práticas e teóricas. “Nossa demanda de salas inicialmente é para o ensino de graduação e residências, que também podem ser utilizadas pelas equipes do HC-UFU para atividades administrativas, como treinamentos, reuniões ou capacitações internas”, salientou a chefe do SEGE.
De acordo com Tatiany, “as salas são equipadas com projetores, telas de projeção, mesas para professores, cadeiras e algumas também possuem computadores”. A reserva desses ambientes é feita via e-mail (sege.hc-ufu@ebserh.gov.br) e sua disponibilidade pode ser verificada no site do HC-UFU, na área de Agendamento para Reserva de Salas. No site, para cada sala, há fotografias do espaço e uma tabela com o indicativo das datas e horários em que estarão disponíveis, além de informações sobre sua capacidade.
Também é possível fazer o agendamento presencialmente (com posterior formalização por e-mail), no SEGE, localizado no corredor do Bloco 2M (antiga Clínica Médica), na sala 19. O atendimento no setor é das 7h às 16h. Para mais informações ou para sanar dúvidas, basta ligar no telefone (34) 3218-2072.