Notícias
HUMANIZAÇÃO
Há mais de 25 anos, HC-UFU/Ebserh conta com projetos voluntários que transformam vidas
Foto: Projeto Sementinhas (Doutores Palhaços)
No Dia Nacional do Voluntário, celebrado em 28 de agosto, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reforça a importância dedicação de pessoas que doam seu tempo para transformar a realidade de outras. No ambiente hospitalar, essa atuação ganha ainda mais relevância por ser capaz de suavizar os desafios da internação e oferecer maior acolhimento.
Atualmente, diferentes projetos com cerca de 100 voluntários levam esperança através da música, contação de histórias, brincadeiras, visitas especiais e serviços de capelania às crianças, jovens, adultos e idosos internados, a unidade reforça seu compromisso com o cuidado integral às pessoas.
“O voluntariado cumpre um papel fundamental ao levar para dentro do hospital um pouco da vida que acontece do lado de fora, do cotidiano que dá cor e sentido à existência. Essa presença transforma a rotina e ajuda os pacientes, familiares e equipes”, comenta a psicóloga Rosângela Caratta Silveira, coordenadora do Grupo de Trabalho em Humanização do HC-UFU.
Os benefícios não se limitam ao campo emocional. Ao proporcionar momentos de leveza, os voluntários colaboram para reduzir a tensão causada pelo adoecimento, aliviar os desafios da internação e até favorecer a recuperação física. A profissional destaca ainda: “mais do que oferecer conforto, o voluntariado garante que cada paciente seja visto como pessoa em sua totalidade, com respeito às suas crenças, valores, cultura e história de vida. Nesse sentido, o trabalho dos voluntários se une ao da equipe multidisciplinar de saúde para assegurar o cuidado integral e o bem-estar completo”.
Neste Dia do Voluntário, o HC-UFU presta sua homenagem a todos aqueles que participam de ações que são símbolos de solidariedade e humanidade.
Rede Ebserh
O HC-UFU faz parte da Rede Ebserh desde maio de 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Maria Carolina Frigo Maschio