Notícias
ESTRUTURA
UTC doa área para ampliação do Hospital de Clínicas
Imagem: Projeto inicial da fachada
Em assembleia na manhã de 26 de agosto, associados do Uberaba Tênis Clube - UTC - deliberaram a doação de parte do imóvel para a UFTM. A proposta é que na área, vizinha ao complexo hospitalar, sejam construídas novas instalações do Hospital de Clínicas.
Há cerca de dez anos a Universidade pleiteava a doação. “Trata-se de um espaço privilegiado para a expansão do HC, tendo em vista todo o complexo já instalado na região, bem como a infraestrutura física e tecnológica para assistência à saúde. A área atende às necessidades do Hospital em longo prazo”, analisa a reitora Ana Lúcia de Assis Simões.
A área doada é referente a cerca de um terço do total do terreno do Uberaba Tênis Clube, em sua parte não edificada. O projeto inicial da ampliação do HC-UFTM prevê a duplicação da estrutura de atendimento, ou seja, mais 300 leitos.
Adequação à alta demanda
“A expansão do Hospital representa um avanço muito positivo para a população de Uberaba e para os municípios da região, pois as necessidades de saúde são crescentes. Tendo em vista que as demandas ao Sistema Único de Saúde têm crescido sensivelmente, não medimos esforços para concretizar a doação da área para expansão do complexo hospitalar”, afirma a reitora.
O gerente Administrativo do HC, Augusto César Hoyler, por sua vez, justifica a necessidade de ampliação pelo fato de que 87,7% dos atendimentos atualmente são de urgência e emergência, gerando uma demanda reprimida para cirurgias eletivas. “Aumentar o número de leitos possibilitará atender com mais efetividade, também, aos procedimentos cirúrgicos que não se caracterizam como urgências”, observa.
A reitora e o gerente Administrativo concederam entrevista coletiva à imprensa na tarde de 28 de agosto, durante a qual informaram que a etapa posterior à doação consiste num período de trâmite de documentação, após o qual serão realizados estudos de terreno e a contratação dos projetos iniciais para as obras de expansão.
Imagens: Projeto inicial da fachada