Notícias
RECONHECIMENTO
Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HC-UFTM recebe certificação do Crefito
Uberaba (MG) - A Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (RIMS): Atenção Integrada e Humanizada em Saúde do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) recebeu a Certificação de Reconhecimento concedida pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Minas Gerais (Crefito 4), em cerimônia realizada na última sexta-feira (11), no auditório Turmalina, na UFTM.
“É importante receber esse reconhecimento de um órgão de classe como o Crefito, que percebe a atuação da Residência Multiprofissional na qualificação dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que passam pelo nosso programa”, explica a docente do Departamento de Fisioterapia Aplicada do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFTM, Elaine Leonezi Guimarães.
A certificação é um reconhecimento do Crefito ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da UFTM pelo trabalho desenvolvido na RIMS fomentando a qualificação profissional de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. O evento contou com a participação de tutores, preceptores, residentes, docentes e gestores relacionados à RIMS (UFTM e Secretaria Municipal de Saúde), além de membros do Crefito 4.
O presidente do Crefito 4, Anderson Luís Coelho, destacou a importância da Residência Multiprofissional do HC-UFTM. “Estamos muito felizes em prestar esse reconhecimento pelos brilhantes serviços prestados. A residência desempenha um papel importantíssimo no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba como um celeiro de especialistas que atuam com excelência na saúde da criança e do adolescente, do adulto e do idoso, dando uma vivência prática, um treinamento em serviço, que forma profissionais com a expertise necessária para atender as necessidades de saúde da população”, elogia o presidente do órgão de classe.
“Esse certificado dá ainda mais visibilidade à Residência Integrada Multiprofissional e aos nossos residentes, bem como destaca a formação profissional realizada no Hospital de Clínicas e na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Nosso programa está de braços abertos para novos profissionais interessados”, ressalta a docente Elaine Leonezi Guimarães.
Mais sobre a RIMS
A Residência Integrada Multiprofissional em Saúde: Atenção Integrada e Humanizada em Saúde é um Programa de Pós-Graduação Lato Sensu e tem três áreas de concentração: Atenção Integrada e Humanizada à Saúde da Criança e do Adolescente; Atenção Integrada e Humanizada à Saúde do Adulto; e Atenção Integrada e Humanizada à Saúde do Idoso.
A atuação da RIMS é consolidada com o envolvimento dos cursos de graduação de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Biomedicina e Educação Física.
Inovação
Após a entrega da Certificação de Reconhecimento na UFTM, os representantes do Crefito visitaram o HC-UFTM para conhecer um equipamento de sedestação beira-leito pediátrico e adulto produzido no HC e na UFTM e já em uso na unidade hospitalar. A sedestação é a transferência da posição deitada para a sentada do paciente no leito hospitalar.
“Esse instrumento foi construído pensando na vivência diária beira-leito, a fim de promover melhora na mecânica respiratória, reduzir complicações relacionadas com a imobilidade, melhorar as funções, incluindo o controle de tronco e equilíbrio, e evitar comprometimentos clínicos durante a internação, gerando segurança e qualidade de vida para o paciente”, afirma a fisioterapeuta do HC-UFTM Priscila Rodrigues, que desenvolveu o equipamento como fruto da sua dissertação de mestrado.
A profissional explica que o dispositivo foi concebido a partir da adaptação da cadeira DASBEL (Dispositivo Auxiliar para Sedestação a Beira-Leito), por meio da orientação da docente de Fisioterapia Luciane Aparecida Sande em parceria com o docente de Engenharia Mecânica Marcos Shimano, ambos da UFTM. Em outra adaptação, a bolsista Isabela Reis, com apoio do Programa de Iniciação Cientifica (PIC) da Ebserh, adaptou e produziu o mesmo dispositivo para pacientes pediátricos.
“A visita dos membros do Crefito 4 é uma forma de reconhecimento e valorização da atuação dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no HC-UFTM”, finaliza Priscila Rodrigues.
Para a construção do dispositivo, foram utilizados tubos de alumínio e conexões de PVC, que são materiais resistentes, leves e que suportam os procedimentos de lavagem e esterilização.
Sobre a Rede Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Moisés de Holanda, com revisão de Andrew Costa