Notícias
Assistência
Profissionais do HC-UFTM criam Guia para otimizar a organização de materiais em cirurgias
Foto: Unidade de Comunicação Regional 19
Já está disponível, na página do Hospital de Clínicas da UFTM, a 1.ª edição do Guia de Bolso do Circulante de Sala Cirúrgica. Composto por 509 páginas, o material contém orientações para favorecer a organização dos materiais nas salas do Bloco Cirúrgico anteriormente à realização de diferentes tipos de procedimentos, em 15 especialidades.
Para cada tipo de procedimento, foi listado o instrumental básico a ser utilizado (bisturis, pinças, pinos, por exemplo) bem como a quantidade necessária desses itens, além de insumos farmacêuticos (seringas, lâminas, agulhas, entre outros) e materiais consignados (como drenos, cânulas e tubos de ventilação).
A produção do Guia foi coordenada pelo técnico em enfermagem Flávio César Borges, com revisão e edição da enfermeira mestre em Atenção à Saúde Regiane Chaves Isidoro, ambos atuantes na Unidade de Bloco Cirúrgico e Material Esterilizado do HC-UFTM. O material contou com revisão de outros dez enfermeiros ou técnicos em enfermagem do setor e validação de uma junta composta por 14 médicos da instituição.
Flávio César Borges relata que a ideia para criação do Guia surgiu a partir da convivência diária com alunos, residentes, servidores e colaboradores inseridos nos setores de Bloco Cirúrgico e na Central de Materiais Esterilizados do HC. Conforme a observação do técnico em enfermagem, ter um instrumento que formalize quais são os itens a serem utilizados durante os tipos de cirurgia mais comuns no hospital será benéfico para agilizar a organização das salas, prevenindo a ausência de algum material durante as cirurgias.
“Constatamos a necessidade de um projeto que auxiliasse na otimização do trabalho de enfermeiros e técnicos de enfermagem desses setores. Acreditamos que o guia vá contribuir diretamente para o corpo técnico e os futuros acadêmicos em enfermagem, na organização das atividades desenvolvidas no âmbito de cirurgias eletivas, de urgência e emergências”, Borges explica.
As especialidades abordadas pelo Guia são Neurocirurgia; Oftalmologia; Cirurgia de Cabeça e Pescoço; Torácica; Cardíaca; Vascular; Ortopedia; Urologia; Geral; Plástica; Proctologia; Pediátrica; Ginecologia/Obstetrícia; do Aparelho Digestivo e Otorrinolaringologia.
Unidade de Comunicação Regional 19