Notícias
COMEMORAÇÃO
Hospital de Clínicas realiza evento em alusão ao Setembro Verde
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIH-DOTT) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará no dia 26 de setembro, das 8h às 11h, um evento em alusão ao Setembro Verde, mês dedicado à doação de órgãos.
O foco do evento é a conscientização e motivação para doação de órgãos e tecidos para transplantes. “Vamos, mais uma vez, afirmar e reafirmar a conscientização e motivação para doação de órgãos e tecidos para transplantes. Milhares de cidadãos brasileiros, que dependem do nosso trabalho, aguardam na fila de transplantes com expectativa angustiante. A doação dos órgãos e tecidos é um gesto sublime de altruísmo e amor para com a vida...pela vida. Todo mês deveria ser setembro verde", afirmou Ilídio Antunes de Oliveira Junior, médico coordenador da CIH-DOTT.
O Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos é lembrado em 27 de setembro. Neste ano, o evento será realizado na sexta-feira, dia 26 de setembro. Às 8h, haverá apresentação da banda da 5° Região da Polícia Militar de Minas Gerais, sob a regência do maestro tenente Neuclides Santos, na portaria principal. Às 9h, haverá a confraternização para convidados, na área de convivência do HC-UFTM.
Na confraternização, haverá homenagem aos familiares de doadores, receptores e transplantados; apresentação de músicos sob a regência do maestro Reginaldo Oliveira Costa; apresentação musical de Marilia Bartolomeu; benção ecumênica e café da manhã.
O Brasil conta com o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células em todo o mundo, garantido a toda a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que financia cerca de 86% dos transplantes de órgãos no país. Além disso, o Brasil é referência mundial na área de transplantes. Em números absolutos, o Brasil é o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
“É oportuno salientar que iniciamos este trabalho há 31 anos e estamos mantendo em torno de 70% a 80% de doações de órgãos e tecidos para transplantes, em relação à solicitação às famílias entrevistadas. Somamos 30 mil doadores cadastrados para medula óssea e contamos com um programa de educação continuada para público interno e externo do HC-UFTM, ressaltando também que todos os objetivos propostos com o projeto Vida pela Vida vêm sendo alcançados”, finalizou Ilídio.
Rede Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Pollyana Freitas