Notícias
TRANSPARÊNCIA
HC-UFTM disponibiliza consulta pública para o Plano de Dados Abertos 2025-2027
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) disponibilizou em seu site institucional a Consulta Pública para o Plano de Dados Abertos (PDA) para o biênio 2025-2027. O documento será elaborado pela Ouvidoria com o apoio da gestão e das diversas áreas do hospital e é um instrumento que garante a transparência ativa e permite o acesso da população às principais bases de dados do hospital.
O PDA é um instrumento que operacionaliza a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, regulada pelo Decreto nº 8.777/2016, Decreto nº 9.903/2019 e Resolução nº 3/2017 – CGINDA, estruturando ações voltadas para a abertura e sustentação de dados abertos nas organizações públicas, além disso, ele é item que integra o rol da Transparência Ativa, assim a sua publicação no site institucional é obrigação imposta pela Lei nº 12.527/2011.
As bases de dados disponibilizam o quantitativo de consultas, exames, cirurgias, leitos, pesquisas realizadas, servidores, dentre outros, considerando o grau de relevância para o cidadão, a necessidade de disponibilização que preconiza a Lei de Acesso à Informação (LAI), e demais critérios definidos pelos elaboradores.
Para acessar o documento, clique aqui.
Rede Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.