Notícias
CIÊNCIA
HC-UFTM desenvolve estudos científicos em diversas linhas de pesquisa relevantes para sociedade
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HC-UFTM/Ebserh) é, além de instituição fundamental no atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), importante centro de pesquisas na área da saúde. No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico (08/07), conheça a relevância do HC-UFTM e da Rede Ebserh na área da ciência.
São trabalhos científicos em variadas linhas de pesquisa, com impactos em diversas áreas da ciência em geral e da medicina, como o estudo Cardiotox, que está avaliando o efeito protetor de uma medicação chamada carvedilol na prevenção da cardiotoxicidade relacionada ao uso de um grupo de quimioterápicos denominado antraciclinas; o Projeto CV-Genes, que está investigando o impacto do componente genético como fator de risco para doença cardiovascular aterosclerótica através do mapeamento genético da população brasileira; e o estudo Avert Dose, que procura determinar o treinamento de mobilidade precoce ideal após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), classificado de leve a moderada gravidade.
“As pesquisas clínicas no âmbito dos hospitais universitários são importantes para o ensino, além de desenvolverem e aprimorarem opções de tratamento para os pacientes”, afirma chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa do HC-UFTM, Priscila Salge Mauad Rodrigues.
Pesquisas na Rede Ebserh
As pesquisas clínicas e as inovações tecnológicas são pilares fundamentais em todos os Hospitais Universitários Federais (HUFs) administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Os HUFs são hospitais-escola - instituições de saúde que prestam atendimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) - mas com a missão de formar profissionais na área da saúde, oferecendo residências, preceptorias e estágios, e também desenvolver pesquisas clínicas, acadêmicas e tecnológicas, uma vez que contam com profissionais, pesquisadores e docentes altamente qualificados.
Por isso, todos os HUFs têm em sua estrutura organizacional Gerências de Ensino e Pesquisa (GEPs), que abrigam Setores de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, Unidades de Gestão da Pesquisa e Unidades de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde.
Dentro das GEPs há o PIC (Programa de Iniciação Científica), o PIT (Programa de Iniciação Tecnológica), o NATS (Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde), Comitês de Ética em Pesquisa, Comissões de Extensão, Centros de Ensino Baseado em Simulação ou Centros de Simulação Realística, Unidades de E-saúde, entre outras segmentações voltadas ao fomento das pesquisas.
A partir das pesquisas se originam conhecimentos e ideias que podem ser transformados em produtos, processos e tecnologias, bens culturais e práticas inovadoras e que, por sua vez, irão gerar desenvolvimento e bem-estar à sociedade.
Rede Ebserh
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.