Notícias
E-SAÚDE
HC-UFTM celebra um ano da primeira teleconsultoria síncrona em neuropediatria
No último dia 22 de agosto, o Núcleo de Telessaúde do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), celebrou um ano da primeira teleconsultoria síncrona em neuropediatria realizada pela unidade. O HC é o único hospital que presta serviço 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na especialidade de neuropediatria, para os 27 municípios da macrorregião de saúde Triângulo do Sul, em Minas Gerais.
No primeiro ano do serviço, foram realizadas 653 teleconsultorias, solicitadas por 82 profissionais médicos, procedentes de 19 municípios. Conforme o chefe da Unidade de E-Saúde, Joilson Meneguci, desse total de teleconsultorias, foram discutidos no serviço, casos de 523 pacientes. 65,2% desses casos não necessitaram ser encaminhados para a atenção especializada do hospital, equivalendo a 341 pacientes. 206 deles eram residentes em municípios distantes da localidade do serviço especializado.
O Núcleo de Telessaúde do HC-UFTM, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba e a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, oferece duas vezes por semana o serviço de teleconsultoria síncrona em neuropediatria para a macrorregião de saúde Triângulo do Sul. “Esse serviço está alinhado à transformação digital no SUS, considerando a Ação Estratégica SUS Digital, e mais recentemente, o Programa Agora Tem Especialistas”, destaca Joilson Meneguci.
Segundo o chefe da Unidade de E-Saúde, esse serviço de teleconsultoria foi implantado em agosto de 2024, considerando a elevada demanda para a especialidade de neuropediatria no HC-UFTM e o aumento do número de pessoas com doenças relacionadas ao transtorno do neurodesenvolvimento, como transtorno do espectro autista (TEA) e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
“Dentre as patologias discutidas na teleconsultoria, além de TEA e TDAH, estão os transtornos de aprendizagem, casos de epilepsia, cefaleia, doenças raras entre outras”, acrescenta a neuropediatra Fernanda Brandão Berto, que atua na teleconsultoria síncrona em neuropediatria.
“A teleconsultoria é um elo entre profissionais de saúde, fortalecendo decisões e qualificando o cuidado”, frisa Joilson. Ele explica que os médicos da Atenção Primária à Saúde dos municípios envolvidos e especialistas do HC-UFTM participam de uma videochamada e, em conjunto, definem a conduta mais adequada, qualificando os encaminhamentos para a atenção especializada. Dessa forma, evita-se a inserção do paciente em fila eletrônica e o seu deslocamento até o HC, em Uberaba, quando oriundos de outros municípios.
“Após a discussão do caso, avalia-se a necessidade de encaminhamento da criança para atendimento no HC-UFTM. Quando indicado, as informações são compartilhadas com a Regulação de Uberaba para viabilizar o acesso ao serviço especializado”, completa o chefe da Unidade de E-Saúde.
A neuropediatra Fernanda Berto explica que esse programa surgiu para facilitar o acesso ao especialista, começando como uma parceria do HC-UFTM com a prefeitura de Uberaba. Porém, devido ao grande potencial do programa, houve a ampliação para toda a macrorregião do Triângulo Sul. Segundo ela, essa ação encurtou as distâncias: “Há cidades que estão a 200 km do HC. Nesse caso, somando ida ao hospital e volta para casa, a mãe teria dificuldade para ir com seu filho ao atendimento. Então encurtamos a distância com o médico da rede primária nesse apoio entre redes”.
Além das teleconsultorias, o projeto também possui ações de teleducação. No mês de julho, como parte do Ebserh em Ação, a Unidade de E-Saúde realizou um webinário sobre TEA. Veja a gravação: https://youtube.com/live/NZGi7g0bpx4.
Discutindo casos
Na Atenção Primária à Saúde do município de Santa Juliana–MG, a pediatra Maria de Lourdes realizou 46 teleconsultorias síncronas com Fernanda Berto. As duas médicas discutiram casos de 32 pacientes. O mesmo paciente é normalmente discutido mais de uma vez. Desses casos discutidos, somente oito necessitaram de encaminhamentos para o HC-UFTM, em Uberaba. Os outros 24 (75%) foram mantidos na atenção primária no município de origem.
Conforme a pediatra Maria de Lourdes, a teleconsultoria foi de grande ajuda para solucionar muitos casos de neurologia em seu município. Através dela, crianças com déficit de atenção e dificuldade de aprendizagem puderam logo receber medicamentos e fazer retornos comigo. “Com o auxílio dos relatórios dos professores, pudemos ver a melhora destes pacientes. Para os pacientes autistas, também pude ter uma orientação da médica Fernanda para que eles tivessem um diagnóstico mais rápido e direcionados para tratamento adequado. Esta ideia no HC foi ótima e está trazendo excelentes resultados!”, finaliza.
Sobre a Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh