Notícias
HC-UFTM adquire monitor de hemodinâmica avançada
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adquiriu monitor hemosphere, com tecnologia de ponta em monitorização hemodinâmica avançada. O equipamento permite acompanhar, em tempo real, parâmetros clínicos fundamentais que orientam decisões médicas mais rápidas e seguras, contribuindo para a redução de complicações.
A iniciativa está em sintonia com os protocolos de Cirurgia Segura da Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o Programa Nacional de Segurança do Paciente, do Ministério da Saúde. Também se alinha ao Programa Nacional de Redução de Filas, incorporado ao “Agora Tem Especialistas”, que busca ampliar o acesso e diminuir o tempo de espera por cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS).
Estudos internacionais reforçam a importância dessa tecnologia: complicações pós-operatórias representam a terceira maior causa de mortalidade global nos primeiros 30 dias após uma cirurgia. Na América Latina, o Estudo LASOS, com mais de 20 mil pacientes em 17 países, apontou taxas de mortalidade pós-cirúrgica de até 26% em procedimentos de alto risco. A monitorização hemodinâmica avançada surge como uma ferramenta essencial para reverter esses índices, permitindo intervenções mais precisas.
De acordo com a chefe da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do HC, Nicolle Lidiane Silva, o hospital é o primeiro de Minas Gerais a contar com o hemosphere. “O monitor pode ser utilizado de forma invasiva, minimamente invasiva e não invasiva, reunindo múltiplas tecnologias em um único equipamento. Ele fornece parâmetros avançados, como débito cardíaco e volume sistólico, fundamentais para o manejo de pacientes graves”, explicou.
O médico intensivista Ivan Borges Monteiro, destacou o impacto do equipamento tanto no cuidado quanto na formação profissional dos residentes. “Esse aparelho nos dá uma gama muito grande de dados, isso faz com que a gente consiga definir o tratamento com mais exatidão. E outro ponto importante é para o enriquecimento do conhecimento dos residentes, que terão a gama de conhecimentos necessária”, afirmou.