Notícias
SEGURANÇA DO PACIENTE
Dia Mundial de Segurança do Paciente destaca importância do papel exercido pelo paciente, familiares e cuidadores
Uberaba - O mês de setembro é marcado por diversas cores alusivas a questões de saúde, entre elas, a cor laranja, voltada para a conscientização da segurança do paciente, tendo o dia 17 celebrado como o Dia Mundial de Segurança do Paciente. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que anualmente busca fortalecer o cuidado a esse público, reduzindo os riscos à saúde por meio de estratégias e ações. A programação da Ebserh será lançada no dia 22, em evento nacional.
Reconhecendo o importante papel dos pacientes, familiares e cuidadores para o fortalecimento da segurança no cuidado, o tema escolhido para este ano foi "Engajar pacientes para a segurança do paciente", e conta com o slogan “Vamos dar voz aos pacientes!"
O Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM), vinculado à Rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), apoia esta campanha e, buscando incentivar o tema, realizou na tarde desta terça-feira (26) um café com as mães dos pacientes da pediatria, um momento de troca reflexões e orientações sobre a importância da família no cuidado com o paciente. A chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente do HC-UFTM, Raquel Bessa Ribeiro Rosalino, destaca a partir desse momento os encontros com os acompanhantes da pediatria serão mensais, visando levar orientações sobre as ações desenvolvidas com foco na segurança do paciente.
A superintendente do HC-UFTM, Luciana de Almeida Silva Teixeira, acompanhou o encontro e salientou a importância do diálogo com pacientes e familiares/ acompanhantes. “É muito importante ter esse espaço de escuta qualificada e transformar isso em prática para melhorar a nossa assistência e os nossos processos de trabalho.”
A OMS visa mobilizar este ano diversos segmentos da sociedade: pacientes, famílias, prestadores de cuidados, profissionais de saúde, líderes de saúde, formuladores de políticas, organizações de pacientes e sociedade civil. A meta é aumentar a consciencialização em escala global sobre a necessidade de participação ativa dos pacientes, das suas famílias e dos prestadores de cuidados em todos os ambientes e em todos os níveis de cuidados de saúde.
A coordenadora de Gestão da Clínica da Ebserh, Viviane Reis Couto, acredita que "ninguém é mais interessado na segurança do paciente do que os próprios pacientes”. Por essa razão, justifica, é de extrema importância engajar e envolver os usuários do SUS, seus familiares e cuidadores nos processos de segurança do paciente para que se sintam parte importante desse cuidado. Ela pontua que, “além disso, é preciso envolver as equipes multidisciplinares para garantir que os pacientes entendam e participem da proposta de tratamento por meio de uma escuta qualificada dos profissionais, fazendo com que os usuários se envolvam ativamente no seu próprio cuidado, tornando a sua assistência mais segura”.
Sobre a Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais e Ana Luiza Cassimiro com revisão de Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh