Notícias
Segurança do Paciente
Ação alertou para a importância das mãos limpas no cuidado assistencial
O Hospital de Clínicas da UFTM, por meio de seu Setor de Gestão da Qualidade (STGQ), promoveu na tarde de 5 de maio (Dia Mundial de Higienização das Mãos) uma ação educativa voltada a conscientizar os trabalhadores de diferentes áreas assistenciais a respeito da importância da correta assepsia das mãos nos serviços de saúde.
Devido a uma parceria com um projeto de extensão do curso de Enfermagem da UFTM, a equipe do STGQ contou com a participação de cinco alunos de graduação. A mensagem do dia foi levada às Unidades de Terapia Intensiva do hospital, ao Bloco Cirúrgico e às enfermarias de Ortopedia, Clínica Médica e Clínica Cirúrgica.
“Em cada passagem, foi demonstrada a técnica adequada de higienização das mãos, bem como distribuídos saquinhos plásticos para incentivar a retirada de adornos como anéis, pulseiras e relógios, que servem de abrigo a microrganismos”, explica a chefe do STGQ, Luciana Paiva Romualdo. A profissional ressalta que a higiene das mãos é uma das seis metas de segurança do paciente estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e que ao longo do mês outros setores assistenciais do HC e de seus anexos receberão a visita.
Participaram da abertura da ação, perante a entrada do Bloco Cirúrgico, a superintendente do Hospital de Clínicas, Ana Lúcia de Assis Simões; a gerente Administrativa, Heloisa Shih; a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Ivonete Helena Rocha; a chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Marina Casteli Rodrigues Monteiro e a chefe da Unidade de Apoio à Gestão de Enfermagem, Dayana Freitas, representando a Divisão de Enfermagem do HC.
Unidade de Comunicação Social HC-UFTM