Notícias
RESPEITO
5º Encontro da CARE promove acolhimento espiritual no HC-UFTM
Uberaba (MG)- O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Rede Ebserh, realizou em 22 de outubro o 5º Encontro da Comissão de Assistência Religiosa e Espiritual (CARE), na área de convivência. Ao longo do dia, pacientes, acompanhantes, colaboradores e gestores participaram de apresentações musicais, momentos de oração e orientações espirituais, em um espaço de diálogo entre diferentes tradições religiosas.
Para o coordenador da comissão, Fernando Barbosa, o objetivo foi plenamente alcançado. “Foi um dia repleto de coisas positivas, com palavras edificantes e muitos amigos, colaboradores, pacientes e gestores presentes. O alcance desse ato ecumênico não apenas atendeu às expectativas, como também foi além do que imaginávamos”, afirmou.
Entre os destaques, Fernando citou os testemunhos de pacientes, que relataram alívio das dores e disposição para iniciar um processo de transformação pessoal — sinal de que a CARE está no caminho do amparo e do acolhimento. “Todos os membros da comissão — católicos, evangélicos, espíritas e de raízes afro — tiveram a oportunidade de oferecer esse acolhimento com um abraço amigo”, disse.
O coordenador relatou ainda um retorno “extraordinário” do público, com pedidos para repetir o formato. Segundo ele, a proposta reforçou tanto a fé humana — “no sentido de que eu posso mudar, eu posso vencer, só depende de mim” — quanto a fé religiosa, “enraizada em princípios, em um caminho de caridade e amor”.
Como aprendizado, Fernando destacou o respeito entre as diferentes doutrinas e a união em torno do bem comum. “Todas as doutrinas religiosas podem e devem ser respeitosas e complacentes umas com as outras”, resumiu. “Ficou uma linda lição: sejamos todos um pelo outro e, com certeza, o outro será por você também”.
Rede Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Felipe Monteiro