Notícias
SAÚDE DO TRABALHADOR
SIPAT discute dependência digital no ambiente hospitalar
Belo Horizonte (MG) - A 20ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, que terminou na última sexta-feira (3), reuniu trabalhadores de todos os vínculos e setores para discutir a dependência digital no ambiente hospitalar e os riscos para a saúde do trabalhador. Temáticas ligadas ao ESG e à segurança e bem-estar; ergonomia no ambiente hospitalar; prevenção de acidentes de trajeto; tabagismo, saúde financeira e riscos psicossociais integraram a programação.
Foram cinco dias de conteúdo educativo e informativo, além de oficinas e atividades itinerantes que aconteceram no Centro de Apoio Didático (CAD). Todo o conteúdo foi elaborado conforme a Norma Regulamentadora 5, que visa “a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador”.
A presidente da CIPA/Ebserh, a enfermeira da Unidade Coronariana (UCO), Ana Cristina Carioca, destacou a importância do evento. “Falar de prevenção abre espaço para muitas discussões importantes sobre vários aspectos. Quando falamos de acidentes com perfurocortantes, por exemplo, levantamos discussões sobre condutas adequadas de profissionais, fornecimento de insumos de qualidade e eficientes para a prática assistencial, descarte adequado do lixo, treinamentos de equipe multiprofissional e muitos outros quesitos”, disse.
Ainda segundo ela, a SIPAT é a oportunidade de analisar aspectos internos da instituição que estão interligados, mas que não são visíveis. “Nesta gestão, focamos muito nas medidas preventivas de acidentes ocasionados pela falta de atenção no ambiente de trabalho, seja por motivos pessoais ou acontecimentos estressantes”, afirmou, destacando o trabalho desenvolvido pelos membros da CIPA nas discussões de casos de acidentes e elaboração e execução de medidas de prevenção.
Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFMG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.
Redação: Luna Normand
Tags: #prevenção de acidentes, #acidentes de trabalho, #SUS, #HC-UFMG, #Ebserh, #UFMG