Notícias
Mutirão do Dia E no HC-UFMG estima realizar mais de 200 atendimentos especializados
Belo Horizonte (MG) – No próximo sábado (13), o Hospital das Clínicas da UFMG, vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai promover um mutirão com a estimativa de mais de 200 atendimentos especializados, a partir das 9 horas. A iniciativa faz parte do "Dia E – Ebserh em Ação", em parceria com o programa "Agora Tem Especialistas", do Ministério da Saúde (MS), e ocorrerá simultaneamente nos 45 hospitais da Rede Ebserh.
Entre as autoridades presentes estará o vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, e a Secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad. A ação irá ofertar atendimentos nas seguintes especialidades: cirurgias de cabeça e pescoço, cirurgias ortopédicas e oftalmológicas, além desses procedimentos cirúrgicos o mutirão vai abranger exames de diagnóstico por imagem, ecocardiograma e medicina nuclear, com expectativa de mais de 200 atendimentos para este sábado. O mutirão será realizado com a convocação de pacientes que estão aguardando nas filas da regulação.
Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o Dia E demonstra o potencial da Rede Ebserh, destacando a parceria com o Ministério da Educação e Ministério da Saúde. “Com a oferta de mais exames, consultas, cirurgias e outros procedimentos, vamos continuar avançando para reduzir o tempo de espera por atendimentos pelo SUS. É mais saúde gratuita de qualidade para a população brasileira, ao mesmo tempo em que oferecemos um importante campo de prática para a formação e especialização para o corpo acadêmico dos hospitais universitários”, afirmou Chioro.
O superintendente do HC-UFMG, professor Alexandre Rodrigues Ferreira, ressaltou que, nos últimos anos, houve uma grande retenção no atendimento da população, principalmente das especialidades, e um aumento significativo das filas cirúrgicas. “Desde o início deste ano, a Ebserh tem trabalhado em alguns fins de semana e feriado, fazendo um esforço concentrado para atender essa população e proporcionar a redução das filas e do tempo de espera e acesso a exames”, disse.
O gestor destacou ainda o papel da ação na formação de residentes e graduandos. “São mais de 600 residentes e 2500 alunos em atividades no HC-UFMG, que tem como papel formar profissionais para o nosso SUS. Quando acontecem esses mutirões, há uma participação ativa desses residentes, incrementando e fortalecendo a sua formação”, afirmou.
Dia E contribuindo para o fortalecimento do SUS
O Dia E contribui para a redução das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) em consultas, exames e cirurgias nas diversas especialidades da saúde. Este mutirão nacional tem a previsão de alcançar mais de 29 mil atendimentos nos 45 Hospitais da Ebserh.
Agora, em setembro, a mobilização também tem uma comemoração especial e simbólica para a saúde pública: o mutirão acontece no mês em que SUS completa 35 anos. O Projeto Dia E, neste formato em rede, iniciou em 14 de dezembro de 2024 e uma próxima edição está sendo programada para dezembro de 2025, totalizando três mutirões nacionais neste ano.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Luna Normand, com edição de Danielle Campos.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Tags: HC-UFMG, ebserh, sus, ebserh em ação, dia e, agora tem especialistas, procedimentos especializados, saúde pública, mutirão, consultas, exames, cirurgias.
Sugestão de legenda: Ação prevê mais de 200 atendimentos especializados