Notícias
HUMANIZAÇÃO
Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh promove curso para formação de tutores do Método Canguru
Belo Horizonte (MG) – Centro de referência do Ministério da Saúde em Minas Gerais para o Método Canguru, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh promoveu, entre os dias 6 e 9 deste mês, um curso para formação de novos tutores. O objetivo era disseminar esse modelo de assistência humanizada, que incentiva o contato pele a pele entre mãe e bebê prematuro, resultando em um menor tempo de internação. A capacitação, intitulada “Formação de Tutor do Método Canguru”, teve como público-alvo profissionais de nível superior que atuam em maternidade e unidades neonatais.
As atividades tiveram carga-horária de 40h e foram divididas entre teóricas e práticas, com visita técnica na maternidade, banco de leite, consultório do método canguru e nas Unidades Neonatal de Cuidados Progressivos do HC-UFMG/Ebserh. Cerca de 30 profissionais de saúde de diversas partes de Minas Gerais participaram do curso, que foi ministrado pela professora e consultora do Método Canguru no HC-UFMG, a neonatologista Maria Cândida Ferrarez Bouzada Viana, pela pediatra e coordenadora do Método Canguru em Minas Gerais, Angélica Silva Saraiva Teixeira e por outros profissionais de saúde do HC-UFMG que também são tutores do método.
Segundo a chefe da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HC-UFMG, a enfermeira Nathalia Faria de Freitas, um dos principais pilares que sustentam a disseminação do Método Canguru no Brasil é a figura do tutor. “O curso de formação de tutor é uma estratégia para sensibilizar os profissionais para atuar conforme a Política Pública da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido e melhorar os desfechos da família e bebê”, afirmou a profissional.
Neste ano, o HC-UFMG completou 30 anos de implementação dessa estratégia de saúde. Além de referência no atendimento ao recém-nascido de risco e a sua família, a instituição também é polo para capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.
Histórico
Em 1994, o HC-UFMG foi um dos pioneiros no Brasil na implantação do Método Canguru de forma sistematizada – o primeiro hospital de Belo Horizonte. O método foi idealizado pelos médicos Edgar Sanabria Rey e Héctor Gomes Martínez, da Universidade Nacional de Bogotá, na Colômbia, na década de 1970. Edgar e Héctor inspiraram-se nos cuidados que o canguru fêmea dispensa ao seu recém-nascido, que carrega o bebê na sua bolsa abdominal em aleitamento materno exclusivo.
Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFMG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand
Tags: #método canguru, #assistência, #recém-nascido, #prematuro, #prematuridade, #HC-UFMG, Ebserh