Notícias
RECONHECIMENTO
HC-UFMG segue entre as terapias intensivas com maior eficiência no Brasil
Belo Horizonte (MG) – O Hospital das Clínicas da UFMG, pelo quinto ano consecutivo, figura entre as instituições de saúde certificadas pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em parceria com a Epimed, pela alta qualidade nos indicadores de desempenho da gestão das suas unidades de terapia intensiva. Ao todo, a edição 2025 destaca 304 hospitais brasileiros, entre públicos e privados, dentre os 800 monitorados pelo “Projeto UTIS Brasileiras” em 2024.
O HC-UFMG foi contemplado três vezes: é o quinto ano que a Unidade de Terapia Intensiva do Pronto-Socorro figura entre os premiados com o selo Top Performer, concedido às UTIs que apresentam alta eficiência de acordo com as Matrizes de Eficiência geradas pelo sistema Epimed Monitor; o segundo selo Top Performer da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do 3º Leste e a primeira vez que a Unidade Coronariana entra para a lista do projeto com o selo UTI Eficiente, conferido às UTIs com boa eficiência clínica.
“É uma grande emoção. Toda a equipe esteve muito empenhada em fazer funcionar para que a gente conquistasse esse selo”, disse a cardiologista da Unidade Coronariana, Aline Braga Rodrigues, que recebeu o certificado em nome do coordenador do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular, Luiz Guilherme Passaglia.
O chefe da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do 3º Leste, o médico intensivista Thiago Bragança, explicou que, além de assistir bem os pacientes, era preciso mobilizar a equipe para que ela estivesse disposta a coletar os dados e alimentar o sistema. “Isso aqui é a coroação de um trabalho feito com muito com muito amor e eu tenho muito a agradecer a toda a equipe. Está aqui o Renan, que representa a nossa turma, e esse entendimento faz parte de todo esse resultado”, afirmou.
Pelo quinto ano consecutivo, a Unidade de Terapia Intensiva do Pronto-Socorro também foi contemplada. “Nós estamos sendo um exemplo para a Rede Ebserh e isso é resultado do esforço das equipes e da diretoria, que entenderam a importância de participar disso. Então a gente tem a obrigação de manter esse resultado com o preenchimento adequado e cuidado dos dados”, reforçou o coordenador médico do Serviço de Medicina Intensiva do HC-UFMG e do Programa Residência em Medicina Intensiva, o médico Saulo Saturnino.
O Gerente de Atenção à Saúde do HC-UFMG, Vandack Alencar Nobre Júnior, representando a superintendência do hospital, participou da entrega dos selos. “Apesar das dificuldades enfrentadas em um hospital público como o nosso de alta complexidade, atingir esses resultados não é brincadeira”, disse.
O projeto
Idealizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com a Epimed, o Projeto UTIS Brasileiras visa caracterizar o perfil epidemiológico das UTIs no país, fornecendo dados relevantes para orientar políticas de saúde e estratégias para elevar o padrão de atendimento aos pacientes críticos.
“A Epimed está no HC-UFMG há 11 anos, analisando os dados, coletando e gerando informação. Desde 2018, consecutivamente, vocês participam. Costumo dizer que é uma certificação difícil de alcançar, pouco mais de 300 hospitais foram certificados no Brasil inteiro em um universo de mais de duas mil UTIs cadastradas no sistema, e mantê-la é mais difícil ainda”, afirmou a vice-presidente de operações da Epimed, Luciana Miguez.
Histórico
O HC-UFMG entrou para Projeto UTIs Brasileiras em 2018. Desde então, o grupo assistencial multidisciplinar que atua nas unidades de terapia intensiva da instituição se manteve fiel às diretrizes clínicas e dedicado a atingir as metas assistenciais para avanço da qualidade e segurança do atendimento ao paciente grave.
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand
Tags: #certificação, #eficiência, #UTI, #HC-UFMG, #Ebserh